“É a ação mais importante dos últimos 30 anos”, ressaltou a ginecologista Mônica Bandeira, ao parabenizar o deputado estadual Delegado Péricles (PL), pelos investimentos de mais de R$ 5 milhões destinados à Fundação Centro de Controle Oncologia do Amazonas (FCecon), que possibilitaram além da melhoria na estrutura de equipamentos e atendimento aos pacientes, a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero (Cepcolu).
A declaração foi dada durante Cessão de Tempo realizada nesta terça-feira (19/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na ocasião, a médica, que é referência no enfrentamento ao câncer no Amazonas, falou sobre a campanha “Março Lilás” e das dificuldades de combater o câncer feminino no Estado. “O que o deputado está fazendo, a história vai contar. Estou na FCecon há 33 anos e nunca tínhamos recebido um olhar tão sensível às necessidades de quem vive a luta contra o câncer, especialmente o público feminino”, comentou Mônica Bandeira.
De acordo com a médica, uma média de 23 mulheres morrem todos os meses vítimas do câncer, que é evitável. “Esse número representa mais de 200 mortes por ano. Vidas que perdemos, pois, o Estado não conta com um centro como será o Cepcolu”, analisou Mônica Bandeira, que também alertou para a necessidade de implantar no âmbito estadual, a coleta do exame preventivo, através do método de citologia por meio líquido, mais avançado e assertivo que o atual Papanicolau.
Grato pelo reconhecimento, Delegado Péricles conclamou os demais deputados e a comunidade em geral, a fazerem parte dos debates e iniciativas a fim de reduzir o número de mortes pelo câncer no Amazonas. “Essa não é uma luta só minha, da doutora Mônica ou do diretor da Fcecon, doutor Gerson Mourão. Essa luta é de todos nós! Nesse sentido, quero parabenizar e reconhecer o trabalho incansável e humanizado que o doutor Gerson vem realizando dentro da Fundação. Sabemos das dificuldades diárias, mas sabemos também, dos esforços constantes do doutor e da sua equipe”, ponderou Delegado Péricles.
Vacina nas escolas
Parte do processo de prevenção ao câncer de colo do útero, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), em crianças de 9 a 14 anos nas escolas públicas, também foi defendida pelo parlamentar. Por meio de ofícios e reuniões com autoridades competentes da saúde e educação, Péricles vem trabalhando para que a iniciativa volte a acontecer na capital e no interior.