Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Operação Attornatus Falsus: PC-AM e PCCE desarticulam organização criminosa envolvida com falsos alvarás
Amazonas

Operação Attornatus Falsus: PC-AM e PCCE desarticulam organização criminosa envolvida com falsos alvarás

26 de novembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 41 minutos

Os indivíduos se passavam por advogados e cobravam para liberar valores a receber, de processos ganhos na justiça

FOTOS: Divulgação/PC-AMA polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), em ação integrada com a polícia Civil do Ceará (PCCE), deflagrou, nesta terça-feira (26/11), a Operação Attornatus Falsus e desarticulou uma organização criminosa envolvida com o Golpe do Falso Alvará Judicial e lavagem de dinheiro. Na ocasião, foram cumpridos 48 mandados judiciais, sendo 20 de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão domiciliar, nas cidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, no estado do Ceará.

A ação faz parte de um planejamento da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, do Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab), do Ministério da justiça e Segurança Pública (MJSP), para intensificar o combate às fraudes judiciais no país.

Conforme o delegado Paulo Benelli, titular da Dercc, o cumprimento dos mandados resultou na apreensão de documentos, equipamentos tecnológicos e dinheiro, que auxiliarão nas investigações, além do bloqueio de 184 contas bancárias ligadas aos suspeitos.

“As investigações apontaram que os membros da organização criminosa atuavam pegando informações de processos judiciais reais, os quais pessoas têm dinheiro a receber, e se usavam disso para aplicar os golpes. Com o acesso aos documentos, eles verificavam os detalhes, como o número do processo, o advogado envolvido, e até os valores a serem pagos”, explicou o delegado.

FOTOS: Divulgação/PC-AMSegundo o delegado, depois disso, o próximo passo dos golpistas era entrar em contato com as vítimas, se passando pelos reais advogados delas.

“Eles usam deste mecanismo para ganhar a confiança das vítimas, dizem que elas têm quantias em dinheiro a serem liberadas, decorrentes de disputas judiciais ganhas. Todavia, os criminosos alegam que, para receber os valores, a vítima precisa pagar uma taxa para um alvará de liberação dos fundos”, contou o delegado.

De acordo com o delegado, é nesse momento que o golpe é praticado. Os golpistas criam um documento PDF com um alvará falso, pedindo depósito ou transferência das vítimas, para liberar o dinheiro. Os valores das taxas variam da quantia que as vítimas tinham a receber.

“Posteriormente, os valores eram lavados por meio de operações financeiras complexas, dificultando o rastreamento dos recursos. A forma como os golpistas conseguem acesso aos processos ainda está em investigação. Os trabalhos policiais irão continuar para identificar outros envolvidos e garantir a responsabilização dos membros do grupo criminoso”, disse o delegado.

Benelli destacou, ainda, que o objetivo da Operação Attornatus Falsus é combater o crime organizado e proteger a sociedade dos possíveis impactos, financeiros e emocionais, causados pelos golpes.

FOTOS: Divulgação/PC-AM“No mais, é preciso reforçar que a população tenha cautela em transações financeiras e no recebimento de documentos judiciais, bem como que verifiquem a autenticidade e procedência junto às autoridades competentes”, disse o delegado.

Operação Attornatus Falsus

Attornatus é uma palavra latina que significa alguém que toma o lugar de outra pessoa, descrevendo criminosos que se passavam por falsos advogados para cometer delitos.

Procedimentos

Os investigados responderão por estelionato qualificado pela fraude eletrônica, organização criminosa e lavagem dinheiro e estão à disposição da justiça.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?