Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Operação Hagnos: Central Integrada de Fiscalização é desencadeada no Centro de Manaus para coibir crimes contra crianças e adolescentes
Amazonas

Operação Hagnos: Central Integrada de Fiscalização é desencadeada no Centro de Manaus para coibir crimes contra crianças e adolescentes

9 de novembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 4 minutos

As ações foram realizadas em hotéis, motéis e pousadas e tiveram caráter repressivo, educativo e informativo

Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) compôs a Central Integrada de Fiscalização (CIF), realizada entre a noite de sexta-feira (08/11) e madrugada deste sábado (09/11) desencadeada pela REDE de Proteção à Criança e ao Adolescente, em hotéis, motéis e pousadas no Centro de Manaus. A delegada Juliana Tuma, da delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), explicou que a ação é um desdobramento da operação Hagnos, de combate à exploração sexual e aos crimes contra a criança e ao adolescente.

A CIF foi formada por equipes compostas por servidores de órgãos estaduais, municipais e federais. “O objetivo é identificar crianças e adolescentes em situação de violência, em qualquer situação de violação de direito, de omissão de negligência, dentro da operação Hagnos, que é o combate a todo tipo de violência dessa faixa etária”, informou a delegada.

De acordo com Juliana Tuma, durante a ação, uma criança foi encontrada desacompanhada dos pais em decorrência da mãe ter sidoencaminhada, momentos antes, a uma unidade de saúde para acompanhamento médicos. A criança do sexo masculino foi entregue ao Conselho Tutelar, que integrou a CIF.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Além disso, as equipes realizaram a checagem da documentação das crianças e adolescentes encontradas nos estabelecimentos, além de orientar os pais e responsáveis sobre a importância da comprovação do parentesco para coibir a prática de exploração sexual.

A secretária executiva dos direitos humanos, justiça e Cidadania (SEJUSC), Rosalina Lobo, ressaltou que a CIF é apenas uma das ações voltadas ao combate aos crimes contra as crianças realizada de forma conjunta com demais órgãos. “Durante todo o mês de novembro, nós estaremos realizando ações desta natureza, também ações educativas, de sensibilização e outras que possam compor o âmbito de proteção de crianças ao adolescente e uma resposta aos números dessas violências”, destacou Rosalina.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Autuações

Associado ao trabalho da REDE de proteção, os órgãos fiscalizadores integraram a CIF e durante as inspeções, em todos os cinco estabelecimentos fiscalizados foram identificadas irregularidades, tanto pelo Corpo de Bombeiros (CBMAM), quando pela Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A maior gravidade foi encontrada em um hotel, localizado na rua Lima Bacuri, onde o CBMAM, Visa Manaus e Semmas não encontraram nenhum documento obrigatório para funcionamento. O local foi notificado para buscar regularização no prazo de 10 dias.

Integração

Além da SSP-AM, PC-AM, CBMAM, SEJUSC, Visa Manaus e Semmas, outros 13 órgãos integraram a CIF, entre eles a polícia Militar (PMAM), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Secretaria Municipal de assistência social (Semasc), Amazonas Energia, Fundação de Vigilância em saúde (FVS), Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU),Amazonastur e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Tags:bombeirosfiscalizaçãoManausmanchetemeio ambientepoliciapolicia militarSegurança Públicaviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?