Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Pesquisa desenvolve plataforma educacional, com apoio do Governo do Amazonas
Amazonas

Pesquisa desenvolve plataforma educacional, com apoio do Governo do Amazonas

2 de agosto de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 53 minutos

A iniciativa traz inovação à ação pedagógica e aperfeiçoa o desempenho dos alunos na aquisição do conhecimento

FOTO: Arquivo da coordenadora da pesquisa, Odette Mestrinho

Uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), desenvolveu uma plataforma educacional colaborativa, para contribuir na formação continuada do professor da educação para Jovens e Adultos (EJA). A plataforma visa propiciar a interação e o compartilhamento de materiais digitais, orientações e dicas de práticas de ensino que fazem uso de metodologias ativas, inovando a ação pedagógica e aperfeiçoando o desempenho dos alunos na aquisição do conhecimento.

A pesquisa intitulada “EduEJA: Uma Plataforma Educacional Colaborativa de Metodologias Ativas para Contribuir na Formação do professor da educação de jovens e adultos do município de Itacoatiara”, coordenada pelos professores de Computação do Instituto de ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), Odette Mestrinho Passos e Rainer Xavier Mendonça, foi amparada pelo Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e inovação tecnológica no Amazonas (Painter), da Fapeam.

A coordenadora espera que, com o auxílio da plataforma, os professores possam inserir a prática pedagógica inovadora no processo de ensino de forma a melhorar a qualidade da educação ofertada, com mais possibilidades de o professor passar a ser um facilitador da aprendizagem e, não somente, ser o único detentor do conhecimento.

“Para os professores os benefícios serão o conhecimento sobre metodologias ativas, como elas estão sendo aplicadas e utilizadas nas escolas de educação básica e, como podem ser colocadas em práticas nas salas de aula e as vantagens de aplicá-las com os alunos”, acrescentou Odette Passos.

A plataforma está disponível no endereço: https://projetosufam.com.br/edueja para acesso ao público em geral e contém informações sobre: vantagens, mitos e tipos de Metodologias Ativas e dois relatórios técnicos, em que, um deles apresenta as principais aplicações e procedimentos metodológicos e o outro apresenta as dificuldades em relação a uso das Metodologias Ativas nas escolas do EJA. E, para dar suporte ao professor, a plataforma traz um Guia Educacional que possui orientações com o intuito de auxiliar a aplicação de oito Metodologias Ativas na sala de aula, sendo este bem dinâmico e de fácil leitura.

FOTO: Arquivo da coordenadora da pesquisa, Odette Mestrinho

A professora ressalta, ainda, que o conteúdo disponibilizado contribui com os professores na ação pedagógica e aperfeiçoa o desempenho dos alunos na aquisição do conhecimento. Além disso, as aulas ficam mais participativas e os estudantes aprendem a ser colaborativos na resolução de problemas, refletindo sobre uma determinada situação, buscando soluções razoáveis para os desafios.

Odette aproveitou para destacar a importância do apoio da Fapeam por tornar possível a realização das pesquisas e, através dos resultados, construir a teoria/prática e propiciar mais conhecimentos para a sociedade e comunicadade científica. “Além disso, a bolsa dos alunos permite que eles se fixem no curso e possam dar continuidade aos seus estudos”, concluiu a pesquisadora.

Painter

O Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e inovação tecnológica no Amazonas visa fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Amazonas com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

Portfólio de Pesquisas

Essa e outras pesquisas coordenadas por cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.03, organizado pela Fapeam, sendo um total de 50 estudos já finalizados. Para saber mais acesse o link a seguir:https://drive.google.com/file/d/1jG8KQn9BO0Em9DI3i7cVz7wpC2Eur2j6/view?usp=drive_link

Tags:educação básicaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasitacoatiaraManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?