Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > PGJ participa de reunião de apresentação do Plano Estratégico de Combate a Queimadas do CNMP
AmazonasMeio Ambiente

PGJ participa de reunião de apresentação do Plano Estratégico de Combate a Queimadas do CNMP

25 de setembro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Terça, 24 Setembro 2024 16:08

O evento realizado em Brasília aconteceu na sede do Conselho Nacional do Ministério Público

O procurador-geral de justiça (PGJ) do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou da 14ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, em Brasília. Durante o encontro, foi apresentado o “Plano Nacional de Combate aos Incêndios Florestais e seus Impactos”, juntamente com o aplicativo Radar Ambiental. À tarde, o procurador-geral realizou despachos na sala de representação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) no CNMP.

Durante a sessão, a conselheira Ivana Lúcia Franco Cei apresentou o “Plano Estratégico Nacional de Atuação dos Ministérios Públicos no Combate aos Incêndios Florestais e seus Impactos”, lançado pelo CNMP na última quarta-feira, 18 de setembro.

A iniciativa, proposta pela Comissão de Meio Ambiente e presidida pela conselheira Ivana Cei, busca coordenar ações sustentáveis para a prevenção e mitigação dos danos ambientais causados pelas queimadas, que representam sérios riscos à saúde pública. O plano foi elaborado com a colaboração de várias unidades e ramos do Ministério Público e integra práticas bem-sucedidas de estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins, visando fortalecer a atuação em todo o país.

O PGJ do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, apreciou a iniciativa do CNMP, destacando que o “Plano Estratégico Nacional de Atuação dos Ministérios Públicos no Combate aos Incêndios Florestais e seus Impactos” propõe uma atuação coordenada e eficaz do Ministério Público brasileiro no combate aos incêndios florestais. Ressaltando a importância da ação: “Esse plano é fundamental para garantir a proteção dos nossos biomas e a saúde da população, promovendo uma resposta integrada e sustentável às ameaças que enfrentamos. É uma oportunidade de fortalecer a atuação do Ministério Público em defesa do meio ambiente“, afirmou o PGJ.

Orientações do Plano Estratégico

Dentre as orientações presentes no “Plano Estratégico Nacional de Atuação do Ministério Público no Combate aos Incêndios Florestais e seus Impactos”, destaca-se a necessidade de elaboração de planos de ação por parte dos órgãos de fiscalização ambiental. Essas diretrizes visam a reparação e mitigação dos danos causados por desmatamentos e queimadas em áreas de proteção ambiental, estabelecendo metas claras e indicadores para monitoramento do cumprimento. Além disso, o plano sugere a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com proprietários de áreas de alto risco, estabelecendo medidas preventivas obrigatórias, como a construção de aceiros, a instalação de sistemas de captação de água e a formação de brigadas internas de combate a incêndios, devidamente treinadas e equipadas.

Outra frente importante do plano é a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, que inclui incentivos fiscais e estratégias de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para projetos de recuperação de áreas degradadas. A iniciativa também contempla a criação dos Comitês Estaduais do Fogo, visando aperfeiçoar as ações de preparação, prevenção, controle e fiscalização das queimadas. Além disso, as diretrizes estabelecem a limpeza das margens e aceiros em áreas críticas, especialmente nas proximidades de Unidades de Conservação e em assentamentos rurais, com o objetivo de reduzir os riscos de incêndios florestais.

Aplicativo Radar Ambiental

Por fim, a sessão também apresentou o aplicativo Radar Ambiental, que facilita denúncias de crimes ambientais. O aplicativo permite que cidadãos reportem esses crimes de forma prática e eficaz. Disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, a ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério Público do Estado do Amapá e inicialmente testada em seu estado de origem. Agora, o aplicativo será disponibilizado em todo o território nacional, com o objetivo de aprimorar o mapeamento, o recebimento e a resposta a essas denúncias.

Texto: Victor Lemos Fotos: CNMP

  

Tags:DenúnciasEstado do Amazonasfiscalizaçãomeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?