segunda-feira, junho 17, 2024

PMAM resgata três aves e bichos preguiça em ações na capital e no interior

0
Compartilhamentos
0
Visualizações


03 de jun de 2024 | 13:43

Uma das aves apresentava escoriações por ter sido supostamente agredido por cachorros. Foto: ( Divulgação/PMAM)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), resgatou quatro animais, em situações de vulnerabilidade, durante ações distintas de sábado (1º/06). Os resgates aconteceram nas zonas sul, oeste e norte da capital e no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

Por volta de 10h de sábado, os policiais militares foram acionados, via linha direta, para resgatarem um frango d’água, uma espécie de ave aquática (Gallinula galeata). Os PMs capturaram o animal na Ilha de Páscoa, bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus.

Já por volta de 11h, a equipe policial realizou o resgate da ave Anu PReto, da família (Crotophaga ami), na rua Da paz, bairro Compensa, zona oeste da capital. Populares informaram aos PMs que o animal possuía escoriações pois tinha sido atacado por cachorros.

No município de Iranduba, os policiais militares resgataram uma garça branca (Artea alba), que estava com uma de suas patas quebradas. O resgate foi realizado na comunidade do limão, zona rural do município, por volta de 12h.

As três aves foram conduzidas para os cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. (CETAS/IBAMA).

Já por volta de 13h20, os PMs resgataram um bicho preguiça, que estava junto com seu filhote, nas localidades do condomínio Jasmim, na avenida Torquato Tapajós. Mãe e filhote foram conduzidos a um local seguro e posteriormente devolvidos ao seu habitat natural.

Crime Ambiental

A Polícia Militar do Amazonas orienta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

  

VejaNotícias