25 de jul de 2024 | 10:11
No primeiro semestre deste ano, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), deflagrou diversas operações que culminaram na recuperação de 101 veículos roubados ou furtados na capital e no interior do estado. Além disso, também foram efetuadas as prisões de 64 pessoas, entre flagrante delito e cumprimento a mandados.
O delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, afirmou que os números são resultado da forte atuação dos policiais que atuam na unidade policial especializada, que conseguiram alcançar esses dados positivos de janeiro a junho deste ano.
Nesse período, foram efetuadas 64 prisões, sendo 22 prisões em flagrante, e 42 cumprimentos de mandados de prisão. Os policiais também recuperaram 101 veículos, entre carros e motocicletas, sendo o maior número de apreensões no mês de abril, com 23 veículos recuperados.
“Os números demonstram que a nossa equipe da DERFV faz um trabalho de resposta rápida à população. Assim que recebemos informações de roubo ou furto de veículos, imediatamente damos início às investigações”, destacou Barreto.
A autoridade policial ressaltou que o apoio do Poder Judiciário é essencial para o resultado final das diligências, que resultam na recuperação dos veículos e até mesmo em prisões.
O titular da DERFV salientou que, neste segundo semestre de 2024, o objetivo é realizar mais operações e apreender mais veículos provenientes de crimes como roubo e furto, para que sejam devolvidos às vítimas.
“Seguimos com o planejamento de cumprir mais mandados de prisão em relação ao primeiro semestre. O importante é o resultado final, que demonstra o nosso trabalho e a força da Polícia Civil, dando sempre respostas à população”, pontuou o delegado.
Denúncias e registro de BO
A PC-AM orienta a população que tenha conhecimento sobre roubo, furto, desmanche de veículos ou oficinas clandestinas, que ligue para o número 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para efetuar a denúncia de forma totalmente anônima.
O delegado Rodrigo Barreto sugere que as vítimas registrem o Boletim de Ocorrência (BO) diretamente na DERFV, que está situada na rua Adelaide Carraro, conjunto Vista Bela, bairro Planalto, zona centro-oeste, e funciona em regime de 24 horas, recebendo denúncias relacionadas a veículos.