23 de abr de 2024 | 10:54
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu na madrugada desta terça-feira (23/04), 540 tábuas serradas, do tipo azimbre, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), durante patrulhamento ambiental realizado no bairro São Raimundo, zonas oeste de Manaus.
Por volta das 4h da manhã, os policiais militares do BPAmb depararam-se com uma embarcação, modelo batelão, descarregando a carga. Durante a contagem do material constatou-se que se tratava de 540 unidades, aproximadamente 7 m³.
O responsável pela embarcação foi abordado e questionado sobre o Documento de Origem Florestal (DOF), que informou não possuir, o que caracteriza crime ambiental conforme o Artigo 46, parágrafo único da Lei 9605/98.
Na ação, além da madeira, foi apreendido um caminhão baú Mercedes Benz 1214, a embarcação e dois motores rabeta TOYAMA de 9 HP. Todo material apreendido equivale ao valor de R$ 103 mil.
O responsável pela embarcação, junto com o material apreendido, foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime Ambiental
O Batalhão Ambiental orienta que quem transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente está em descumprimento da lei de crimes ambientais, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.