De acordo com a comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Otacicleide Pereira, foram reativadas as rondas escolares, que são viaturas destacadas para visitas às escolas durante a rotina operacional de cada Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na zona de setor de atuação. Cerca de 60 policiais militares vão estar inseridos nas rondas escolares.
Foram reativadas as rondas escolares com viaturas fazendo visitas nas escolas (Foto: Divulgação PMAM)Com o retorno às aulas nas redes de ensino pública e particular, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realiza a operação Volta às Aulas, que visa a aproximação da corporação e das instituições de ensino federal, estadual, municipal e particular, por meio do reforço do policiamento ostensivo nas áreas escolares, que contará com maior fluxo de pessoas neste período.
Durante a primeira semana de fevereiro, a presença dos policiais militares será intensificada nas proximidades das instituições de ensino. Patrulhas a pé, em viaturas e até mesmo o emprego de monitoramento eletrônico serão utilizados para garantir a segurança e prevenir atividades criminosas nas áreas escolares.
“Os comandantes das Cicoms fazem visitas nas escolas para se apresentarem ou para conhecerem os diretores caso tenha havido mudanças. A Polícia Militar tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades educacionais, escolas e comunidade para identificar e abordar potenciais desafios de segurança”, ressaltou a tenente-coronel.
“Com a colaboração ativa da comunidade, a expectativa é que a volta às aulas transcorra de maneira tranquila, garantindo o bem-estar de todos os envolvidos. A PM permanecerá vigilante e pronta para agir, assegurando que as escolas sejam locais seguros e acolhedores para os alunos durante todo o ano letivo”, enfatizou.
Ainda segundo a comandante do CPM, a corporação reafirma o compromisso de proporcionar um ambiente educacional seguro e propício ao aprendizado.
Além do trabalho operacional diário da Polícia Militar do Amazonas em prol das escolas, com o retorno das aulas a corporação retomará as atividades de caráter instrutivo e pedagógico desenvolvidas pelos policiais militares dentro das unidades escolares. Entre os projetos está o Formando Cidadão, que atua hoje em Manaus e nos municípios como forma de prevenir ou recuperar jovens entre idade de 12 e 17 anos em risco social e pessoal, por meio dos estudos, esportes e práticas de ações cívicas.
Ostensividade pedagógica
Também se encaixa neste formato o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atendeu mais de 680 mil alunos em 2023, e que traz, em sua essência, a conscientização de crianças e jovens sobre a importância de se manterem afastados das drogas e orientações sobre dilemas que envolvem a infância e juventude.