Presidente do TRT-11 foi agraciado com o título de cidadão do município
Distante 788 quilômetros a oeste de Manaus, o município de Carauari tem uma população com dificuldade de acesso á diversos serviços sociais e que muitas vezes, para buscá-los na capital demora 8 horas de deslocamento por barco. Para encurtar as distâncias e dar o devido atendimento a quem mais precisa, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região (AM/RR) e instituições parcerias levaram nos dias 30 e 31/5 os serviços da Caravana da Justiça Social. O resultado foi o total de 1,7 mil atendimentos para a população mais necessitada em dois dias.
A iniciativa foi realizada na quadra da Escola Estadual Sérgio Rufino de Oliveira (GM3) e contou com a participação da Prefeitura Municipal Carauari, Câmara Municipal, Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde, Conselho de Desenvolvimento Humano de Carauari (CDHC)., do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Ministério do Trabalho e Emprego e Petrobras.
Na solenidade de início dos trabalhos, o presidente do TRT-11, desembargador Audalhiphal Hildebrando da Silva lembrou de quando esteve em Carauari, décadas atrás para tratar de uma demanda trabalhista envolvendo a contratação de mão de obra do município para o Polo de Gás Natural de Urucu. A questão foi resolvida com a manutenção dos empregos. “A caravana vem aqui para prestar serviços. O Tribunal saiu do seu castelo para vir na ponta da linha atender a população que mais precisa, porque nem sempre a população tem recursos para ir a Manaus”, enfatizou o desembargador.
Durante os dois dias de atendimento foram ofertados serviços de tomada de reclamação trabalhista; orientação trabalhista; ouvidoria e corregedoria do TRT-11; serviços previdenciários; Relação Anual de Informações Sociais (Rais); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); Seguro Desemprego – formal e doméstico. A população de Carauari também pôde buscar atendimento sobre Abono Salarial, empregador WEB; Carteira de Trabalho Digital; atualização de vacinas, testes rápidos de sífilis, hepatites, AIH AIDS; avaliações odontológicas, aferição de pressão e glicemia; atualização do Cadastro Único; expedição de CPF e RG. Segunda via de Registro de Nascimento e palestras educativas.
Honraria
Pela participação em um momento crucial para a manutenção de empregos em Carauari, o presidente do TRT-11, Audaliphal Hildebrando da Silva foi agraciado com o título de cidadão do município, após votação unânime dos vereadores. O prefeito de Carauari, Bruno Ramalho considerou a presença da Caravana um “momento único” para o município. O autor da proposta de conceder o título ao desembargador, o vereador Airton Siqueira disse que outros serviços foram prestados pelo presidente do Tribunal em favor da população de Carauari. “O desembargador Hildebrando ele não teve só um fato relevante que foi preservar os empregos de Porto Urucu para os trabalhadores de Carauari. Ele também foi um dos desembargadores que apoiou a manutenção da Caravana Itinerante do Trabalho que vem para o município todo o ano. Essa ação tem mudado muito a vida dos nossos trabalhadores”, destacou.
Em agradecimento, o presidente do TRT-11 disse que a honraria era, “sem dúvida”, a mais importante da carreira dele como magistrado da Justiça do Trabalho. “O Tribunal Regional do Trabalho está à disposição de Carauari para o que der e vier”, afirmou.
]
Confira a galeria de fotos: 30 e 31.05.2024 Caravana da Justiça Social em Carauari/AM | Flickr
Confira a transmissão do evento no Youtube:
Caravana da Justiça Social em Carauari/AM (youtube.com)
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina
Fotos: Andréia Guimarães