O Núcleo de Relações Internacionais (Nuriam) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), coordenado pelo deputado João Luiz (Republicanos), intermediou, na quarta-feira (13/3), o Protocolo de Intenções entre o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“O propósito do Nuriam é contribuir para o fortalecimento educacional do Amazonas. Esse Protocolo de Intenções fortalece mais as relações entre o Amazonas e Portugal”, afirmou o deputado João Luiz.
O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, professor e doutor Jorge Conde explica que a proposta da Assembleia Legislativa, por meio do Nuriam, pretende estreitar ainda mais os laços do Amazonas com a região do centro de Portugal.
“O objetivo desta parceria é desenvolver as áreas onde as duas instituições são fortes para criarmos essa ligação para formar pessoas”, enfatizou o presidente Jorge Conde.
O reitor da Ufam, professor e doutor Sylvio Puga, destacou que a assinatura do documento amplia novas possibilidades com as instituições. Ele também reiterou o compromisso da universidade em manter constante diálogo para parcerias, intercâmbios e cooperações.
“A Ufam é uma universidade referenciada, especialmente numa área que nos caracteriza e nos torna ímpar como é a de estudos voltados ao meio ambiente, à Amazônia, aos recursos naturais tropicais e a identidade regional amazônica”, disse.
A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada pelo presidente Jorge Conde, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, o secretário-geral do Nuriam, professor Neibe Araújo, e a pró-presidente do IPC, Maria João Cardoso. A comitiva na universidade federal também contou com a vice-presidente do IPC, Ana Freire, e a responsável pela área de Pesquisa do Instituto, Martha Henrique.
Nuriam
O Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Aleam tem objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar a paradiplomacia no Estado e fortalecer a competitividade internacional.
O Núcleo
O Nuriam é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law, e o professor Neibe Araújo, como secretário-geral do Núcleo.