O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na manhã desta quarta-feira, 25/9, a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na rua 23 de Dezembro, bairro Compensa, zona Oeste da capital. A obra, que faz parte do programa para ampliar a rede de assistência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue em ritmo acelerado, com entrega prevista para o final do mês de outubro.
Durante vistoria no local, o chefe do Executivo municipal destacou a importância da obra na zona Oeste, em razão da grande densidade populacional existente no bairro Compensa e áreas adjacentes.
“As obras avançam a cada dia nessa que é mais uma unidade de saúde, de porte 4, e que vai ajudar na Atenção Primária da zona Oeste da cidade. A estimativa é de que, até 24 de outubro, a gente possa entregar essa unidade, esse presente no aniversário de Manaus, para a população do bairro Compensa”, afirmou Almeida.
A unidade vai contar com mais de 50 ambientes, distribuídos em dois pisos, com salas de espera, consultórios médicos, consultórios odontológicos, consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais. A estrutura terá capacidade de realizar até 1.200 atendimentos diários.
Seguindo os mesmos padrões de infraestrutura, ainda na zona Oeste da cidade, as obras da USF, em construção no bairro Lírio do Vale, também avançam. A unidade será completamente equipada, com consultórios de enfermagem, médico e odontológico, salas de curativo, de vacina, de coleta de sangue, entre outros.
“Aqui no Lírio do Vale, vamos entregar, até o final do mês de outubro, mais essa grande obra que vai compor a estrutura de Atenção Básica na nossa cidade. Estamos fazendo a transformação total das unidades da nossa rede de Atenção Primária e isso vai melhorar os nossos atendimentos e a qualidade também do serviço à população”, completou o prefeito.
Desde o último quadrimestre de 2021, Manaus lidera o ranking das capitais do Previne Brasil, programa do governo federal que mede a qualidade da Atenção Básica no país. Com as novas estruturas de saúde, a estimativa da gestão municipal é que a capital do Amazonas amplie a nota na avaliação.