A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), via Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, avança na obra de revitalização do igarapé do Mindu, que tem a principal nascente localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. As intervenções que acontecem no local fazem parte do projeto de urbanização, revitalização e prevenção ambiental, e um dos objetivos é solucionar os episódios de alagamentos que eram recorrentes na área.
A mudança já aconteceu na última quarta-feira, 6/11, durante a forte chuva que atingiu Manaus. Os moradores do bairro Jorge Teixeira não enfrentaram alagamentos graças às recentes obras realizadas na área da nascente, e a intervenção, que incluiu terraplanagem, desassoreamento e alargamento do igarapé, aumentaram a capacidade de vazão da água, demonstrando a eficácia do serviço.
“Por determinação do prefeito David Almeida, seguimos avançando nos serviços de terraplanagem e nos serviços de alargamento do igarapé do Mindu, e já conseguimos observar uma melhoria substancial na questão dos alagamentos aqui no Jorge Teixeira por conta da última tempestade na cidade. Essa obra, além de melhorar ecologicamente o igarapé, também melhora significativamente o problema dos alagamentos”, destaca o secretário de Infraestrutura, Renato Junior.
O projeto também abrangeu a desapropriação de construções irregulares nas margens do igarapé, oferecendo suporte com benefício social para as famílias. Com as desapropriações, a equipe da Secretaria de Obras deu início aos trabalhos de terraplanagem.
“As ações já apresentam melhorias nas vidas das pessoas. A maioria que morava aqui sofria muito e quando chovia alagava tudo e todos perdiam o que tinham. Agora, com a obra que está sendo executada aqui, graças a Deus está melhor, e a gente está aqui agradecendo a prefeitura e a todos que estão apoiando a gente”, comenta o auxiliar de serviços gerais, Cleusivan de Souza, de 43 anos.
O resultado demonstra o compromisso da prefeitura com obras estruturantes e a relevância de investimentos bem aplicados para melhorar a qualidade de vida dos manauaras e preservar o meio ambiente.
— — —Texto – Eduarda Lira/SeminfImagens – Márcio Melo/SeminfDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBR1Zn