Zonas Norte e Oeste de Manaus são contempladas com 15 novos ônibus para atender usuários do transporte público
Com intuito de melhorar a qualidade do transporte público na capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entregou, nesta sexta-feira, 4/10, mais 15 ônibus novos, do modelo convencional e com ar-condicionado. Com os novos veículos, da empresa São Pedro, a atual gestão totaliza 415 novos veículos entregues à população, com a renovação de 36,5% da frota.
“Estamos entregando esses ônibus novos que fazem parte de um pacote mais amplo de renovação gradual da frota, todos têm ar-condicionado, câmeras de segurança. No total, são 415 veículos, fruto de uma política diferenciada. Com isso, vai melhorar a condição dos usuários, dos motoristas, dos cobradores e, assim, vamos desenvolvendo um sistema de transporte público à altura do que espera a cidade de Manaus”, declarou o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.
Os coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente conta 1.120 ônibus distribuídos em 223 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra cerca de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na rotina dos cidadãos.
Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a renovação da frota demonstra o compromisso em melhorar a qualidade do transporte público.
“Como gestores do sistema de transporte, estamos muito felizes, porque um veículo novo presta um melhor serviço à população. Nossa busca é por qualidade, e a Prefeitura de Manaus tem trabalhado incansavelmente para oferecer um serviço melhor, com a entrega de quinze novos ônibus hoje, que somam 415 veículos em operação”, disse Paulo Henrique.
Com mais esta iniciativa, a Prefeitura de Manaus continua evoluindo na melhoria da mobilidade urbana da cidade e, novas entregas, ainda serão realizadas neste ano, para reforçar o compromisso da atual administração com o bem-estar dos moradores da capital.
“Os ônibus vêm para reforçar a operação das zonas Oeste e Norte, para que tenham um transporte mais rápido, mais eficiente e, sobretudo, de qualidade. São 15 carros que vão servir a comunidade, melhorando ainda mais a nossa prestação de serviço, que é o compromisso da nossa administração juntamente com o IMMU”, informou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), César Tadeu.
Os novos veículos possuem tecnologia que garante redução de gases de poluentes, sendo uma combinação aplicada aos motores que resulta numa solução de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalizador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo as emissões de poluentes.
Os novos ônibus atenderão as zonas Norte e Oeste da capital, com base de referência no mais novo terminal da cidade, o Terminal de Integração 7 (T7), que está equipado com tecnologias de ponta e oferece uma estrutura moderna para atender a população com segurança e conforto, além do atendimento completo do Sinetram e fiscalização 24 horas.
“O monitoramento das vias da cidade, realizado pelas câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), tem sido fundamental para auxiliar o trânsito e o transporte, garantindo mais segurança e fluidez. Esse monitoramento beneficia diretamente toda a população manauara, proporcionando uma operação mais eficiente e rápida na resolução de problemas, além de melhorar o fluxo de veículos e pedestres”, concluiu o superintendente do CCC, Sandro Diz.