A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reinaugurou, na tarde desta terça-feira, 2/7, a escola municipal Professor Emanuel Rebelo da Cunha, localizada no quilômetro 5 da estrada do Brasileirinho, no bairro Puraquequara, zona Rural. A escola estava sem reforma há 18 anos, com a última intervenção tendo sido realizada em 2006.
Durante a entrega do novo espaço, o prefeito David Almeida, reforçou o compromisso com a educação na zona Rural de Manaus.
“Essa escola é a de número 342. Uma estrutura que nós transformamos, reformamos e ampliamos, para uma melhor condição de ensino e aprendizagem para vários alunos da rede municipal de ensino, aqui na zona Rural. Era uma escola que estava há 18 anos sem reforma, e agora estamos fazendo essa entrega que é um marco importante para a comunidade”, disse o prefeito.
A unidade de ensino atende cerca de 390 estudantes da educação infantil, ensino fundamental I e II, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A revitalização completa da escola trouxe uma atmosfera revitalizada para o aprendizado, conforto e melhorias significativas em todas as áreas para a comunidade escolar.
“Não existe diferença entre o morador ribeirinho, entre o morador da Rodoviária, da Rural, o morador da zona Sul, da zona Norte, da zona Leste de Manaus, todos somos manauaras, somos iguais, temos os mesmos direitos e essa gestão procura cumprir seu papel naquilo que lhe cabe como administração pública e entregar sempre o melhor para as nossas comunidades”, completou a titular da Semed, Dulce Almeida.
Mãe da Laura Almeida, de 14 anos, Rérica Almeida expressou sua satisfação com a reinauguração da escola. “As melhorias nas instalações são impressionantes e vão proporcionar um ambiente mais acolhedor e estimulante para nossos filhos. A nova Sala de Recursos é especialmente importante, pois permitirá um atendimento mais individualizado. Estou confiante de que essas mudanças vão fazer uma diferença significativa no dia a dia dos alunos”, afirmou.
O aluno Kevin, 10, destaca a mudança positiva que as cores e a renovação trouxeram ao ambiente escolar, tornando-o mais agradável e estimulante.
“Estou muito feliz com a escola reformada. Antes era tudo cinza e sem graça, agora está toda colorida. As salas de aula ficaram mais bonitas. Vai ser legal aprender aqui agora. É uma experiência nova, parece que estamos em uma escola completamente diferente. Mal posso esperar para ver o que mais vai mudar”, finaliza o estudante.
Estrutura
Com a entrega da escola, a atual gestão alcançou a marca de 342 unidades de ensino revitalizadas ou construídas, que serão entregues à comunidade, com estruturas necessárias para receber os estudantes da zona Rural.
A reforma consistiu em reparos estruturais e ampliação do espaço físico, como a criação de nove salas de aula, uma sala de recursos, novo Centro de Tecnologia Educacional (CTE), biblioteca, salas de diretoria, secretaria com arquivo, e de pedagogia.
A unidade conta também com um novo depósito pedagógico, sala dos professores, novo refeitório, uma cozinha (contendo deposito de alimentos, deposito de freezers, deposito de utensílios e abrigo de GLP), dois banheiros coletivos de alunos (masculino e feminino), dois banheiros PCD, dois banheiros funcionários da administração (masculino e feminino), dois banheiros funcionários de serviços (masculino e feminino), um depósito de material de limpeza, uma área de serviços e uma lixeira.
— — —
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Jordana Rodrigues/ Semed
Fotos – Antônio Pereira e Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/prefeiturademanaus/A605N9D8w5