A 6ª edição da Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi encerrada, nesta quinta-feira, 14/11, com a participação de 150 projetos inovadores. O evento reuniu estudantes, professores, gestores e visitantes, com uma programação intensa de palestras, exposições, campeonatos e workshops, celebrando a criatividade e a inovação no ambiente escolar.
Organizada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, a Expocreati 2024 teve como tema “Tecnologia e Inovação na Educação”, e contou com a apresentação de projetos de escolas de diferentes zonas de Manaus, com foco nas áreas de tecnologia, ciência e sustentabilidade.
Segundo o gerente de Tecnologia Educacional da Semed e coordenador geral da Expocreati, Austônio Santos, o evento foi uma oportunidade para despertar o interesse dos alunos pela tecnologia e demonstrar a aplicabilidade do conhecimento na prática. “A Expocreati é mais do que uma feira, é um espaço onde nossos alunos podem ver o impacto real do que aprendem em sala de aula. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para transformar o aprendizado. Eventos como este mostram o quanto nossos estudantes são capazes de inovar e criar. Queremos despertar neles essa curiosidade e entusiasmo pela ciência e pela tecnologia, incentivando-os a aplicar o que aprendem de forma prática e significativa”, explicou Austônio.
A aluna Rayssa Beatriz, do 6º ano da Escola Municipal Abílio Alencar, localizada na rodovia AM-010, km 35, zona rural, compartilhou sua experiência durante a exposição. Junto com seu grupo, Rayssa apresentou um projeto no evento. “Foi uma experiência incrível participar do encerramento da Expocreati. Eu e meu grupo ficamos muito animados em mostrar nosso projeto e tudo o que aprendemos. No começo, achávamos que trabalhar com tecnologia seria difícil, mas, com o apoio dos nossos professores, descobrimos que somos capazes de criar coisas que nem imaginávamos”, contou Rayssa.
A Expocreati também foi uma oportunidade para envolver a família na trajetória educacional dos alunos. Fabrícia Souza, mãe do aluno Carlos Fabrício, de 12 anos, destacou a importância da participação dos pais nos eventos escolares. “A entrada dele na robótica abriu um novo mundo, despertando o interesse dele pela área digital e pelos estudos. A presença da família na vida escolar é essencial, pois incentiva o estudante a se destacar e melhora a qualidade do aprendizado”, afirmou Fabrícia.
Ao final do evento, os melhores projetos foram premiados em diversas categorias, como forma de incentivar os alunos a continuarem participando de práticas pedagógicas nas áreas de programação, robótica e ciências. Os vencedores receberam troféus e certificados, celebrando o impacto positivo que a tecnologia e o conhecimento científico podem ter na educação e na comunidade.
— — —Texto – Thalia Rodrigues / SemedFotos – Eliton Santos/ SemedDisponíveis em – https://www.flickr.com/gp/195351499@N06/1s0U2z9kc1