Criado: Quarta, 28 Agosto 2024 12:38
A Cerimônia fez alusão ao Dia do Soldado, destacando colaboração entre MPAM e PMAM na celebração de esforços conjuntos no combate ao crime
Em reconhecimento aos esforços contínuos do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para a melhoria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi agraciado com a Medalha do Mérito do Comando de Policiamento Especializado (CPE). A cerimônia ocorreu na noite desta terça-feira (27/08), na sede do CPE, com a presença de autoridades e membros da corporação.
Durante a solenidade, que também marcou o Dia do Soldado e os 22 anos do CPE, o procurador-geral foi homenageado por sua contribuição significativa ao aprimoramento das atividades da PMAM. A medalha, instituída em julho de 2022 pelo Decreto nº 46.012, tem como objetivo reconhecer militares e civis que tenham realizado feitos notáveis e demonstrado dedicação ao fortalecimento do comando de policiamento especializado.
Ao receber a homenagem, o procurador-geral de Justiça destacou o reconhecimento como um tributo ao trabalho conjunto entre o MPAM e as instituições em prol da sociedade amazonense. “Essa é mais uma homenagem que dedico a todos os servidores e membros do Ministério Público. É uma honra receber esse reconhecimento da Polícia Militar, que reflete todo o trabalho que o Ministério Público tem realizado em parceria com as instituições para o bem da nossa sociedade amazonense. Parabéns à Polícia Militar, parabéns ao Estado do Amazonas, parabéns ao Ministério Público do Estado do Amazonas”, declarou.
O comandante-geral da PMAM, coronel Marcos Klinger dos Santos Paiva, destacou que a concessão da honraria valoriza o trabalho e a dedicação dos agraciados, servindo também como um estímulo para toda a tropa. A medalha é concedida anualmente por meio de portaria do comandante-geral da PM, baseada em proposta do comandante da Companhia de Operações Especiais (COE).
Após a cerimônia de laureação, o comandante-geral da PMAM ressaltou a importância histórica da instituição, afirmando que, desde 1837, a Polícia Militar do Amazonas tem sido construída “com sangue, suor e lágrimas” de seus integrantes. Ele expressou reconhecimento aos veteranos e enalteceu a grandiosidade da formatura, enfatizando que nunca havia presenciado uma solenidade tão prestigiosa.
Ao final, o comandante-geral também agradeceu a todos os policiais, passados e presentes, pelo esforço e dedicação na construção da história e manutenção da segurança pública no estado. Ele concluiu sua fala reafirmando o compromisso contínuo de melhorar a segurança para a sociedade amazonense.
Na ocasião, foram também condecorados o tenente-coronel Paulo Emílio Vieira de Melo, subchefe de segurança institucional do MPAM, e o promotor de Justiça Igor Starling Peixoto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrimo) e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A solenidade contou com um desfile das tropas das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da COE, do Batalhão de Choque e do Batalhão Ambiental (BPAmb), além de desfiles com cavalos, viaturas e um show pirotécnico.
Sobre a condecoração
A cerimônia também celebrou o Dia do Soldado, uma data emblemática no Brasil que homenageia todos os militares do país, coincidindo com o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
Para ser agraciado com a medalha, o candidato deve possuir moral íntegra, reputação pessoal irrepreensível e ser amplamente respeitado na comunidade. Além disso, deve ter realizado ações notáveis ou prestado serviços de grande relevância para a Companhia de Operações Especiais.
Texto: Victor LemosFoto: Ulisses Farias