Há 44 minutos
Termo assinado prevê espaço para atendimento e oferta de cursos de qualificação, incluindo aulas de português
Foto: Jamille Silva/Setemp
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) e a organização não governamental (ONG) Visão Mundial firmaram um acordo de cooperação técnica para fortalecer a inclusão de migrantes e refugiados no mercado de trabalho amazonense. A parceria visa facilitar o acesso dos trabalhadores a oportunidades de emprego e qualificação profissional ofertados pelo Sine Amazonas.
O Termo de Cooperação Técnica, assinado nesta terça-feira (17/12), tem como objetivo formalizar a mútua colaboração entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Setemp, e a Visão Mundial. A iniciativa busca oferecer orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho aos migrantes venezuelanos nos cursos do programa de qualificação da Setemp, coordenados pelo Sine Amazonas.
Entre as atividades previstas no programa de qualificação aos migrantes venezuelanos estão cursos de língua portuguesa, capacitação em empreendedorismo e apoio à empregabilidade formal, além de sessões informativas sobre direitos humanos e proteção.
A parceria com a ONG Visão Mundial, por meio do projeto “Ven, Tú Puedes!”, tem o objetivo de prover integração nas áreas de proteção e geração de meios de vida, dignidade e inclusão socioeconômica de população refugiada venezuelana.
O secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson Ferraz, reforçou o compromisso do Governo do Amazonas com a ação humanitária de atendimento a refugiados venezuelanos. “Para nós, da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, essa parceria com a Visão Mundial está alinhada ao propósito do Governo do Amazonas de transformar vidas. Espero que essa colaboração seja profícua e de longa duração”, ressaltou.
A gerente do projeto “Ven, Tú Puedes!”, Angela Karinne Mota, destaca a importância do acordo. “A parceria com a Setemp representa um avanço com o objetivo de promover soluções duradouras e ampliar o impacto das nossas ações, assegurando que migrantes e refugiados tenham suporte para conquistar autonomia e dignidade no mercado de trabalho brasileiro”, pontuou.
Uma das primeiras ações da parceria já está em andamento, com aulas de língua portuguesa básica para migrantes e refugiados. Atualmente, 16 pessoas participam das aulas realizadas na sede da Setemp. Até janeiro de 2025, serão disponibilizadas 220 vagas para turmas nos níveis básico e avançado.
Sobre o projeto
O projeto “Ven, Tú Puedes!”, tem apoio do Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, e é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, tem como objetivo principal prover integração segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.