Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove democratização da música no processo educacional
Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove democratização da música no processo educacional

22 de agosto de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 41 minutos

Violino, viola e harpa estão entre os instrumentos que foram parte do Ensemble de Cordas, projeto amparado pelo Prodeb

FOTO: Kevin Moraes (Decon Fapeam) / Fabio Amorim de Melo

Um projeto desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estimulou a formação musical de estudantes adolescentes do ensino médio, da escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte. Intitulado “Ensemble de Cordas”, a iniciativa ensinou instrumentos como violino, viola, harpa, e incentivou o canto coral, com intuito de despertar novos talentos entre os alunos para a área da música.

Desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento e de Inovação para educação básica (Prodeb/Fapeam), o projeto coordenado pelo doutor em Musicologia e professor da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, Fabio Amorim de Melo, buscou ainda contribuir para o início de uma possível carreira desses jovens nas diferentes vertentes da música. Ele afirma que a música é um importante instrumento de transformação e inclusão social.

“Investir profissionalmente na juventude da zona norte de Manaus é importante, pois cria projetos de sustentabilidade que promovem a autonomia e o protagonismo dos jovens no mercado da economia criativa”, defende.

Segundo Fabio Amorim, o projeto foi o único em toda a região Norte e Nordeste do país a oferecer gratuitamente o ensino da harpa. A respeito dos resultados do “Ensemble de Cordas” até o momento, ele destaca as oportunidades que alguns dos ex-integrantes tiveram depois de passarem pelo projeto.

“Muitos dos alunos já experimentaram uma inserção no mercado de trabalho, com participações em eventos privados e junto às orquestras profissionais da cidade de Manaus. Além disso, cerca de cinco alunos já se preparam para ingressar no ano que vem nos cursos universitários de música”, informou.

Segundo o coordenador, o chamado “Método Suzuki”, de Shinichi Suzuki, e a teoria de José Antônio Abreu conhecida como “O Sistema”, foram aplicados durante as aulas, com o objetivo de fortalecer o ensino coletivo e gratuito da música, por meio da interação entre alunos, professores, pais e comunidade.

Alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estiveram entre as atividades do projeto: aulas de instrumento, canto coral, teoria e formação musical, bem como prática de conjunto, com os alunos tocando em grupo. O conjunto de disciplinas foi desenvolvido pelo coordenador Fabio Amorim e grupo de profissionais da educação.

FOTO: Kevin Moraes (Decon Fapeam) / Fabio Amorim de Melo

“As aulas foram ministradas por Lia Carvalho (canto coral), Diana Todorova (harpa) e Fernando Gabriel (teoria musical), além de contarmos com o auxílio de Bruno Belchior como psicólogo do projeto. As atividades ocorreram sob gestão da diretora da escola, Anne Paula Silveira”, detalha o pesquisador.

No repertório, estão presentes faixas tradicionais do folclore mundial, brasileiro e, principalmente, amazônico. Fabio Amorim ressalta que a curadoria das canções levou em consideração também a opinião dos jovens.

“A metodologia adotada pela iniciativa toma como exemplo propostas de ensino coletivo de música bem-sucedidas na América Latina e se utiliza das canções tradicionais e do repertório dos alunos para desenvolver noções como técnica, musicalidade e performance”, descreve.

No Laboratório de Criação, os estudantes puderam, ainda, desenvolver habilidades de composição, uma abordagem que os permitiu desenvolver a própria identidade musical autoral.

“Os alunos foram encorajados igualmente a comporem músicas vocais e instrumentais que posteriormente são tocadas pelo próprio grupo”, relata.

FOTO: Kevin Moraes (Decon Fapeam) / Fabio Amorim de Melo

Prodeb/Fapeam

Dentre os objetivos do Prodeb estão o de desenvolver tecnologias pedagógicas visando a igualdade e a equidade educacional na educação básica do estado. Além de promover estudos que contemplem práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares, e tecnológicas diversificadas para potencializar o ensino na educação básica do Amazonas.

Tags:educação básicaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?