O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) é autor do Projeto de Lei (PL) nº 124/2023, que propõe a instituição da “Semana da Agricultura e Sustentabilidade” no Amazonas. Ele sugere que a semana seja comemorada, anualmente, nas duas últimas semanas do mês de julho, incluindo a data em que é celebrado o Dia do Agricultor, em 28 de julho.
O objetivo do PL é mobilizar o setor agrícola à troca de técnicas e conhecimentos voltados à prática da agricultura sustentável, beneficiando os agricultores locais. O parlamentar ressalta a importância de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que fornecem alimentos às grandes cidades por meio do plantio, cuidado e colheita.
A “Semana da Agricultura e Sustentabilidade” contribuirá à conscientização da população sobre a relevância das questões. Por meio de palestras, workshops, atividades educativas e outras ações.
Os participantes terão acesso à informações e aprenderão sobre técnicas agrícolas sustentáveis, ressaltando a urgência da preservação ambiental e o papel fundamental da agricultura na segurança alimentar e no crescimento econômico.
O deputado destaca que a agricultura é essencial à economia do Amazonas, fornecendo subsistência para diversas comunidades rurais e contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Ao incentivar práticas agrícolas sustentáveis, a legislação poderá melhorar a capacidade econômica das comunidades rurais, assegurando a longevidade e a prosperidade da agricultura a longo prazo.
‘Semana da Agricultura e Sustentabilidade’ no Amazonas
Conforme o projeto, cabe ao Executivo designar os órgãos responsáveis pela elaboração da programação a ser realizada nas últimas semanas de julho (incluindo o dia 28), conforme estabelecido pelo projeto. As atividades planejadas incluem palestras, seminários, rodas de conversa, campanhas educativas nas redes sociais, cursos técnicos e outros meios de comunicação, visando promover o reconhecimento dos agricultores locais, tanto das zonas urbanas, quanto rurais.
O Amazonas é conhecido por sua rica biodiversidade e pela importância dos ecossistemas amazônicos para a saúde do planeta. Uma semana dedicada à agricultura e à sustentabilidade pode ressaltar a necessidade de preservar a biodiversidade e incentivar práticas agrícolas que protejam os ecossistemas naturais, evitando assim o desmatamento ilegal.