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Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Projeto de pesquisa apoiado pelo Governo do Amazonas leva prática e uso responsável da água para sala de aula
Amazonas

Projeto de pesquisa apoiado pelo Governo do Amazonas leva prática e uso responsável da água para sala de aula

9 de agosto de 2024
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4 Min Lidos
FAPEAM FOTO ARQUIVO DO COORD. DO PROJETO MAURICIO OLIVEIRA 2 1024x462 1
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Há 54 minutos

A pesquisa é amparada pelo PCE, programa coordenado pela Fapeam

FOTO: Arquivo do coordenador do projeto, Mauricio Pinto de Oliveira.

A busca por práticas responsáveis e conscientes para uso da água contribuiu para a formação de cidadãos mais engajados com a preservação do meio ambiente, esse foi o resultado do projeto “Como usamos a água em nosso município? ”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – via Programa Ciência na escola (PCE) – Edital N°002/2023.

A proposta aplicada na escola Estadual José Carlos Mestrinho, localizada no bairro Crespo, zona sul de Manaus, envolveu alunos do 8º ano do ensino fundamental e integrou as disciplinas de geografia e ciências Naturais, proporcionando uma abordagem ampla sobre o tema, permitindo aos estudantes uma visão mais completa e contextualizada.

O professor de geografia, Mauricio Pinto de Oliveira, coordenador do projeto destaca que os alunos tiveram a oportunidade de compreender a relevância da água como recurso essencial para a sobrevivência e para diversas atividades humanas, o entendimento sobre a importância do tratamento de esgoto como forma de proteger os rios e os lençóis freáticos, o aprendizado dos processos químicos e físicos que envolvem o tratamento de esgoto, levando em conta processos de separação de materiais e a coleta de dados, com base na observação em campo, no município onde vivem e, por fim, a elaboração de maquete de uso da água, caracterizando cada um dos aspectos e elementos da paisagem que nela foram representados.

“Esses objetivos visaram não apenas ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância e o uso da água, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, análise e expressão, além de promover a conscientização sobre a necessidade de preservação desse recurso natural”, completa o coordenador.

O professor ressalta, ainda, que os maiores impactos do projeto resultaram nas áreas social e ambiental: na área social houve uma melhoria no convívio e na integração dos participantes e, principalmente no rendimento escolar dos alunos envolvidos. Já na área ambiental, ele observou melhoria na relação dos alunos com o meio ambiente e com a saúde.

“Os estudantes começaram a refletir sobre seu vínculo com a água, adotando comportamentos de apreço e uso responsável. Além disso, passaram a adotar uma atitude colaborativa, participativa, engajada, investigativa e inovadora, demonstrando autonomia ao longo de toda a atividade e, essas qualidades foram evidenciadas na finalização do projeto com uma avaliação do trabalho com todos presentes”, observa Maurício Oliveira.

FOTO: Arquivo do coordenador do projeto, Mauricio Pinto de Oliveira.

Sobre o apoio da Fapeam a projetos de ciência, tecnologia e inovação ainda na educação básica, o professor comentou: “O apoio da Fapeam a projetos de ensino como esse sobre como usamos a água no nosso município, não só fortalece a educação ambiental e cidadã, como contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável, resiliente e consciente em relação ao uso e conservação dos recursos hídricos”, concluiu Maurício.

PCE 20 anos

O Programa Ciência na escola é uma iniciativa pioneira da Fapeam, que este ano completa 20 anos, direcionada à participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé.

Tags:Educação Ambientaleducação básicaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmanchetemeio ambientetefe
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