Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Eleições 2024 > Projeto Farmácia Viva é apresentado para conselheiros municipais de saúde
Eleições 2024Manaus

Projeto Farmácia Viva é apresentado para conselheiros municipais de saúde

29 de maio de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

O projeto de Implantação do Laboratório Farmácia Viva da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) foi apresentado, nesta quarta-feira, 29/5, durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus), realizada no auditório do Complexo de saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste.

Ação do Ministério da saúde, o “Farmácia Viva” tem como objetivo a expansão, na REDE pública, do uso de plantas medicinais e de fitoterápicos, oferecendo opções terapêuticas para a população, incentivando a pesquisa e fortalecendo as práticas populares e tradicionais.

O presidente do CMS/Manaus, Elson Melo, explicou que, além de elaborar políticas públicas de saúde do município, o colegiado do CMS tem a função de deliberar sobre as ações da Prefeitura de Manaus, que são encaminhadas por meio da Semsa.

“Acredito que o projeto ‘Farmácia Viva’ tem extrema importância considerando que a questão da biodiversidade na nossa região é um fator preponderante. Dentro da concepção da melhoria da qualidade de vida da população, a aprovação do projeto pelo colegiado é ponto pacífico e é fundamental deliberar de forma urgente”, afirmou Elson Melo.

A apresentação foi realizada pela chefe do Núcleo do “Farmácia Viva” da Semsa, Mie Muroya Guimarães, que explicou que o projeto corresponde a atividades que vão desde o cultivo de plantas medicinais até a dispensação de fitoterápicos nas Unidades de saúde.

De acordo com a gerente, o estágio atual do projeto inclui o processo de estruturação do Laboratório do “Farmácia Viva”, que conta com 435 metros quadrados e está localizado no bairro Coroado (zona Leste), e o convênio com a escola Agrícola Rainha dos Apóstolos e com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

“A escola Agrícola vai ser responsável na atividade de cultivo e beneficiamento das plantas medicinais. Com a UFAM, a Semsa tem uma parceria para a implantação do laboratório do ‘Farmácia Viva’, que já está em fase final de estruturação para inauguração, onde será feita a preparação das formulações a partir das plantas medicinais”, informou Mie Guimarães.

Projeto

Em 2016, o Ministério da saúde realizou a capacitação preparatória com edital e processo seletivo dirigido à região Norte, no qual a Semsa Manaus foi selecionada com o Projeto de Assistência Farmacêutica em plantas medicinais e Fitoterápicos, que tinha a finalidade de ampliar as opções terapêuticas aos usuários de Manaus.

“Em 2022, a Semsa institucionalizou o Núcleo da Farmácia Viva como forma de mostrar compromisso da gestão para que a fitoterapia, com produção local, se torne realidade no município”, destacou Mie Guimarães.

Atualmente, a REDE municipal conta com quatro tipos de fitoterápicos industrializados (xarope de guaco, espinheira santa, isoflavona e unha de gato) que são comprados pela Semsa para dispensação nas Unidades de saúde.  Para o projeto do laboratório, a intenção é a produção de cápsulas e sachês para chás a partir de plantas como a Justicia pectoralis (anador), que tem ação terapêutica no tratamento de gripes e resfriados; Cymbopogon citratus (capim-santo), com ação antiespasmódica e ansiolítico leve; e Zingiber officinale (gengibre), que combate enjoos.

O conselheiro e subsecretário de Gestão da saúde da Semsa, médico Djalma Coelho, apontou que, pelo convênio com a UFAM, o laboratório será também um ambiente utilizado como centro de formação para os profissionais de nível superior de Farmácia e Bioquímica.

“A produção dos medicamentos será feita de forma gradual com plantas que já apresentam evidências e estudos científicos sobre sua utilização. Hoje, muitos medicamentos, com exceção dos que são totalmente sintéticos, são produzidos com a utilização de substâncias da flora e da fauna. Existe, por exemplo, um tipo de anticoagulante que é produzido a partir do veneno de cobra. Com a Amazônia sendo rica em biodiversidade, o projeto ‘Farmácia Viva’ é mais um passo de muitos outros que vão ser dados para que possamos, com responsabilidade, explorar as atividades bioquímicas e farmacológicas que essas plantas possuem”, afirmou Djalma Coelho.

Inicialmente, a partir do início da produção no Laboratório do “Farmácia Viva”, a dispensação dos fitoterápicos vai ocorrer em cinco Unidades de saúde de referência: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Benjamin Matias, nas Clínicas da Família Carmen Nicolau e Fábio Couto, na UBS Parque das Tribos e na unidade de saúde Rural Ephigênio Sales.

Malária

Durante a realização da 5ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/Manaus, também houve a apresentação para os conselheiros do cenário epidemiológico da malária em Manaus e as ações de prevenção e controle da doença.

A apresentação foi conduzida pela diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (DVAE/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, que apontou que Manaus registrou este ano um total de 2.115 casos de malária, sendo que no ano passado o número de casos foi de 3.761 casos.

“Houve um aumento grande de casos no início do ano, o que ocorreu por questões ambientais como a estiagem do ano passado e também por ocupações desordenadas em comunidades periurbanas, muito próxima da área de vegetação, ou seja, muitas pessoas vivem em um ambiente propício para o mosquito transmissor da doença. Mas, com as ações executadas pela Semsa, o número de casos tem tido redução em comparação com os primeiros meses do ano”, informou Marinélia.

Entre as ações de controle e vigilância da malária em Manaus, a Semsa tem executado ações de educação em saúde, diagnóstico precoce com busca ativa de pacientes com sintomas, monitoramento e reposição de mosquiteiros impregnados com inseticida entregues para moradores de áreas de risco, oferta do tratamento para o paciente, controle do vetor de transmissão da malária, que é a fêmea do mosquito Anopheles, com tratamento de criadouros do mosquito e controle vetorial químico para eliminação do mosquito adulto.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

   

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches da rede municipal em 2026

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Empreendedores faturam R$ 500 mil em ‘Feira Gastronômica de Natal’ confirmando sucesso na Ponta Negra

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura monta esquema especial de assistência à saúde para o ‘Réveillon Manaus 2026’

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus monta operação especial de transporte para o ‘Réveillon Gospel’ e virada de ano na Ponta Negra

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura promove ‘Réveillon Manaus 2026’ com inclusão, segurança e regras claras de participação

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante feriado e ponto facultativo do Ano-Novo

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Com mais de 15 toneladas de cabos retirados do Centro, prefeitura deve ampliar operações em 2026

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus registra alta de 24,7% em viabilidades para empresas em 2025

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus alerta para chuvas intensas nesta terça-feira

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus garante permanência escolar de mais de 9 mil estudantes da rede municipal em 2025

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus divulga programação oficial do ‘Réveillon Manaus 2026’

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Acesso da imprensa ao ‘Réveillon Manaus 2026’

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?