Com informações do NUSEC
Revisão Rozana Soares
O Projeto Mais Gestão Ufam, coordenado pelo Núcleo de Socioeconomia (NUSEC), torna público o Edital de Seleção das organizações sociais, associações, cooperativas e/ou empreendimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar – Mais Gestão. Ao todo, serão selecionadas 20 organizações (associações e/ou cooperativas) e/ou empreendimentos solidários da agricultura familiar.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto, por meio deste formulário AQUI.
A área de abrangência do Projeto compreende os municípios de Manaus, Careiro da Várzea, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Caapiranga e Maués. Confira o Edital completo AQUI
O objetivo é promover, por meio da assistência técnica, o fortalecimento de cooperativas, associações e empreendimentos solidários da agricultura familiar para a comercialização e acesso aos mercados no estado do Amazonas no âmbito do programa mais gestão. Os selecionados poderão contar com os seguintes aportes, serviços e ferramentas: atividades de formação e capacitação técnica (seminários, cursos, oficinas, reuniões técnicas, intercâmbios, entre outros) para associados, conselheiros e dirigentes dos empreendimentos / grupos; construção e execução de plano de ação e qualificação de processos de planejamento e gestão; atividades de orientação contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, produção entre outras de interesse específico; elaboração e disponibilização de materiais didáticos e de suporte formativo (apostilas e cadernos técnicos, folders, audiovisuais, cartazes, entre outros); confecção de materiais de divulgação e promoção comercial, bem como de identidade visual do empreendimento e dos produtos (identidade visual, rótulos, marcas, informações nutricionais, entre outros); desenvolvimento de ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão; atividades de articulação, negociação, integração e intercooperação com outras organizações da agricultura familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados; disponibilização de metodologias de trabalho e horas técnicas de profissionais para apoio nas áreas de planejamento, gestão e execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas; outras ações, conforme plano de ação e especificidades territoriais.
Processo Seletivo
O processo seletivo terá duas etapas distintas: 1) Inscrições e 2) Classificação e envio dos documentos comprobatórios (análise documental). A homologação dos resultados da fase de inscrição, será divulgada até o dia 4 de setembro.
Documentação
Para associações e cooperativas, enviar cópia simples atualizada do Estatuto Social da Associação/Cooperativa, cartão CNPJ (caso possua), ata de fundação, ata de poderes ou documento similar que demonstre o representante legal, relação dos associados e ou cooperados; Já o empreendimento não formalizados, atas de assembleias e listas de presença. A previsão da publicação da listagem definitiva dos empreendimentos selecionados é dia 21 de setembro.
Sobre NUSEC
O Núcleo de Socioeconomia (NUSEC) é um núcleo de estudo, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Fundado em 2002, é composto por pesquisadores, professores e estudantes da Ufam. A missão do NUSEC é atuar em comunidades e territórios da Amazônia, promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão que considerem as dimensões social, econômica, ambiental, política, ética e cultural.
O objetivo é compreender as diversas formas de uso e manejo dos recursos naturais por famílias rurais, identificando seus métodos de subsistência, comercialização e organização sociopolítica. Isso permite uma atuação multidisciplinar em diferentes áreas de estudo, desenvolvendo pesquisas, ensino e extensão rural em diálogo com as comunidades. As linhas de pesquisa-ação do Núcleo buscam contribuir cientificamente para o desenvolvimento social e econômico dos agricultores amazônicos e para a difusão da agroecologia na região.