Você está aqui:
>
>
Parintins: Mobilização contra o abuso sexual infantil.
Iniciativa visa preparar novos profissionais para atuação nas cidades de Guajará, Nhamundá e Novo Aripuanã
Nesta semana, os três novos promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) — Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho (comarca de Guajará), Ana Carolina Arruda Vasconcelos (Nhamundá) e Jéssica Vitoriano Gomes (Novo Aripuanã) — participaram de um treinamento sobre atividades de inteligência durante uma visita técnica aos órgãos de inteligência do Estado, além de acompanharem uma apresentação no Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrimo) seguida de visita à estrutura interna do centro. A programação contou com a supervisão do promotor de Justiça Igor Starling Peixoto, coordenador do Caocrimo e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Os promotores visitaram as sedes do Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte (CIISP-N), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Durante as visitas, acompanharam palestras sobre as ferramentas de inteligência que o MPAM pode utilizar no desenvolvimento de investigações e na apuração de informações, além de aprenderem sobre os meios de compartilhamento de informações entre os órgãos de inteligência.
“A visitação técnica promove uma importante interação com as agências de inteligência e segurança pública envolvidas na proteção do Estado do Amazonas, otimizando a atuação dos membros em suas promotorias”, reforçou o promotor de Justiça Igor Starling Peixoto.
Sobre o treinamento, o promotor de Justiça informou que a atividade visa preparar os novos promotores para os desafios no interior do Estado, proporcionando-lhes um conhecimento abrangente sobre as ferramentas de inteligência disponíveis. “É fundamental que eles conheçam os recursos à disposição para que possam conduzir investigações de maneira eficiente e integrada”, afirmou.
Realizadas com apoio do procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, as palestras fazem parte do programa de formação dos novos promotores de Justiça do MPAM e têm o objetivo de prepará-los de maneira abrangente antes de assumirem suas funções.
Texto: Victor LemosFotos: Divulgação