Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Regularização fundiária beneficia pequenos produtores, com acesso à licença ambiental, crédito e financiamento
Amazonas

Regularização fundiária beneficia pequenos produtores, com acesso à licença ambiental, crédito e financiamento

25 de setembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 4 minutos

Sect, que está com estande na Expoagro 2024, atua em conjunto com a SEPROR no apoio e suporte para a legalização de propriedades rurais, no estado

FOTO: Lucas Zurra/Sect

Regularizar a propriedade rural é importante, porque permite o acesso do agricultor a uma série de benefícios e vantagens. O alerta é da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). E para auxiliar os produtores nesse sentido, a Sect está com um estande na 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas – Expoagro 2024. A feira, que começou na última terça-feira (24/09), vai até domingo (29/09), no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins.

“Sem a posse da terra, o produtor rural não conseguirá obter licença ambiental para desenvolver suas atividades e nem ter acesso a crédito e financiamento”, explica a secretária da Sect, Renata Queiroz. E informa que o estande da Sect funciona das 17h às 22h, até a sexta-feira (27/09), disponibilizando serviços como abertura de processos para obtenção de títulos de propriedade, consultas aos que estão em andamento e orientações sobre regularização fundiária.

A regularização fundiária, ressalta a secretária Renata Queiroz, é o processo de legalização da posse de terras ocupadas irregularmente. “É a única forma de garantir o direito à propriedade e à segurança jurídica dos ocupantes”, ressalta. “Com a regularização fundiária, o agricultor poderá usufruir das políticas públicas direcionadas ao setor”, complementa Renata Queiroz.

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos pequenos produtores no processo de regularização fundiária, segundo ela, é, na maioria das vezes, a falta de recursos e de conhecimento técnico para obtenção do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA), comprovando a regularidade cadastral de um imóvel rural.

De acordo com Renata Queiroz, no Amazonas, a Sect e a Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR) atuam em conjunto, nesse sentido, na adoção de estratégias para dar apoio e suporte na regularização fundiária de produtores rurais do Estado. “O Governo do Amazonas considera de extrema importância esse tema e tem dado total prioridade”, reforça.

FOTO: Lucas Zurra/Sect

A regularização fundiária, observa Renata Queiroz, está entre as soluções de moradia previstas no Amazonas Meu Lar, o maior programa habitacional do Estado, lançado pelo governador Wilson Lima. “É a garantia de moradia e segurança jurídica da propriedade do imóvel às famílias que vivem, hoje, em ocupações informais”, destaca.

Setor moveleiro

A atuação do Governo do Amazonas, de acordo com a secretária, é também voltada para as demais atividades econômicas desenvolvidas no interior. Um exemplo nesse aspecto é NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus), onde será realizada uma ação conjunta dos órgãos estaduais, visando à regularização do setor moveleiro do município.

“Desde maio deste ano, estamos realizando reuniões e alinhando ações com ênfase no fomento do setor moveleiro em NOVO Airão, para regularização fundiária dos que atuam nessa área. Com isso, terão acesso ao crédito rural, realizando manejo florestal sustentável em pequena escala, em áreas regularizadas e licenciadas pelo Governo do Estado. Esse tipo de ação beneficia não apenas os pequenos produtores, mas também o meio ambiente”, destaca Renata Queiroz.

FOTO: Lucas Zurra/Sect

A secretária enfatiza que a regularização fundiária é uma questão importante para a redução da desigualdade social e para o desenvolvimento sustentável do País. “Existem diversas leis e programas governamentais que amparam a regularização fundiária no Brasil, como a Lei Federal n.º 11.977/2009, o Programa Nacional de reforma Agrária (PNRA) e o Programa Terra Legal”, cita.

Tags:capaGoverno do AmazonasManausmancheteNovo Airão
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?