Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Revista Brasileira de Geografia Física publica artigo de egressa do curso de Engenharia Ambiental do IEAA-Humaitá
AmazonasEducação

Revista Brasileira de Geografia Física publica artigo de egressa do curso de Engenharia Ambiental do IEAA-Humaitá

20 de setembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

O artigo “Avaliação da Qualidade da Água do Lago Preto como Subsídio de Abastecimento Público para a Cidade de Lábrea-AM”, da egressa do curso Engenharia Ambiental do Instituto de educação, agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Kelem de Vasconcelos Alves, publicado recentemente pela Revista Brasileira de geografia Física, objetivou avaliar as informações a respeito da qualidade da água do lago preto que é utilizado para abastecimento público de alguns bairros do município de Lábrea-AM.    

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Sob orientação do professor Marcelo Dyron Rodrigues Soares, do curso de Engenharia Ambiental daquele Instituto. O estudo é fruto do projeto de iniciação científica (PIBIC) e TCC da estudante Kelem de Vasconcelos, egressa do curso de Engenharia Ambiental, em que o docente orientou ambas atividades.  “Os estudos voltados para diagnosticar a qualidade das águas superficiais da Região Amazônica são incipientes, dessa forma, os trabalhos nesta temática são pioneiros, tornando-se balizadores para as medidas e recomendações mitigadoras no tocante das ações antrópicas sobre os recursos hídricos. A publicação do trabalho em revista nacional proporcionará uma visibilidade maior das informações da região, e, também, reafirma o compromisso da Universidade com o ensino/pesquisa e extensão”.  disse.

Acesse artigo

O docente acredita que o estudo é um subsídio para que o poder público tome decisões necessárias que possam impactar diretamente na saúde da população e afirma que o consumo de água imprópria tem por consequências o aumento por serviços de saúde. Durante o processo investigativo, Soares disse que as visitas in loco e os registros fotográficos mostram que a pesquisa foi determinante para diagnosticar os principais problemas que influenciam na qualidade de vida da população local.

De acordo com Kelem de Vasconcelos, a modificação na quantidade e qualidade promovidos pelas ações irregulares de origem antrópica, afetam os corpos hídricos. “A relevância do tema é nítida, mas pouco se tem feito para avaliar a alteração sofrida na qualidade da água para abastecimento humano, principalmente no estado do Amazonas”, disse.

“A relevância do tema é nítida, mas pouco se tem feito para avaliar a alteração sofrida na qualidade da água para abastecimento humano, principalmente no Estado do Amazonas. As coletas ocorreram feitas nos meses de outubro de 2017 e junho de 2018, e foram determinados os seguintes parâmetros: oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), potencial hidrogeniônico (pH), coliformes termotolerantes, temperatura, nitrogênio total, fósforo, resíduos totais e turbidez. Foi determinado o índice de qualidade da água (IQA) em diferentes períodos sazonais”, expôs.  

“Os valores dos IQAs foram determinados por ponderamento de nove variáveis. Para as variáveis coliformes fecais e fósforo, também houve alteração, e isso comprometeu a qualidade de água fornecida para a população. O IQA determinado para o Lago Preto foi de 36, com isso, classifica-se como ruim, não estando adequada para consumo da população do município de Lábrea/AM”, finalizou.

 

 

Tags:Estado do AmazonasHumaitáLábrea
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?