Finalista do Prêmio Juízo Verde do CNJ, a iniciativa é uma parceria entre o TRT-11 e a startup Tree Earth
Iniciativa inovadora implementada em 2023 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) em parceria com a startup Tree Earth, o projeto Barco Escola recebeu a doação de duas TVs de 75 polegadas e dez celulares da Samsung Eletrônica da Amazônia na tarde da última sexta-feira (31/5). Além de promover cursos para comunidades ribeirinhas a bordo de um barco regional, o projeto também realiza o plantio de mudas nativas da Amazônia.
Uma comitiva do TRT-11 foi recebida na fábrica da empresa, localizada no Distrito Industrial de Manaus. A entrega dos produtos eletrônicos foi realizada pessoalmente pelo presidente da Samsung Cheolhyeong Cho, acompanhado do vice-presidente Woo Yong Lee.
Agradecimento
A juíza auxiliar da Presidência, Carolina de Souza Lacerda Aires França, representou o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, que se encontrava no município de Carauari (AM), em atividade do projeto Caravana da Justiça Social. “Em nome do nosso presidente, desembargador Audaliphal Hildebrando, agradecemos o apoio da Samsung ao projeto Barco Escola. Iniciativas ambientais como esta, aqui na Amazônia, são essenciais para preservarmos o nosso planeta. Tudo está interligado e o que acontece aqui afeta o mundo inteiro, inclusive a Coreia”, declarou a magistrada.
Ela relatou que, no início deste ano, acompanhou o presidente do TRT-11 em uma visita à Samsung. Na ocasião, tiveram a oportunidade de apresentar o projeto Barco Escola à diretoria da empresa: “Hoje estamos recebendo esta doação e é muito gratificante vir aqui também prestar uma homenagem à Samsung, uma empresa que demonstra preocupação com o futuro do Brasil e do mundo na questão ambiental”. acrescentou, ao entregar uma placa de agradecimento ao presidente da Samsung.
Coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), a juíza do Trabalho Ana Eliza Oliveira Praciano falou sobre a importância do apoio de uma empresa do porte da Samsung para o sucesso da iniciativa de preservação ambiental: “É uma honra estarmos aqui e sermos recebidos pelo presidente Cho e pelo vice-presidente Lee. Agradecemos as doações ao projeto do TRT-11 em parceria com a startup Tree Earth. Inclusive estamos concorrendo a um grande prêmio nacional promovido pelo CNJ. Do total de 22 inscritos, estamos entre os sete finalistas. Nós viemos aqui para agradecer a doação e a parceria. E que tenhamos muitos outros projetos com a Samsung”, finalizou. Além do apoio da empresa de eletrônicos, a magistrada também mencionou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus.
As TVs e os celulares vão apoiar a educação das crianças nas escolas rurais do Lago Puraquequara, na zona rural de Manaus. Acompanharam as magistradas o diretor da Divisão do Liods, Hylace Miranda Braga Filho, o chefe da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão (Segeambi), Vicente Fernandes Tino, e servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom).
Sobre o projeto
Com o olhar voltado para a sustentabilidade e a educação empreendedora, a proposta do Barco Escola é oferecer cursos para comunidades ribeirinhas a bordo de uma embarcação regional. Além disso, o projeto também promove o plantio de mudas nativas da Amazônia.
Com a presença de magistrados e servidores, a expedição inaugural ocorreu no dia 26 de junho de 2023. Em 14 de setembro do ano passado, a Semed assinou convênio com o TRT-11 e a Tree Earth visando levar educação empreendedora, palestras sobre trabalho decente e artesanato para escolas da zona rural em Manaus. Este ano, a iniciativa recebeu o apoio da Samsung.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Foto: Marlon Oliveira