O encontro reuniu famílias, amigos, entidades, sindicalistas, militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores em busca da justiça social e igualdade de direitos.O vereador Sassá Construção Civil (PT) foi homenageado, nesta sexta-feira (09/02), em sessão especial no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), pelos 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
“O PT se tornou uma referência com um dos maiores números de filiados e uma militância aguerrida, comprometida que, quando vai às ruas, faz a diferença. Se hoje temos um ex-metalúrgico na presidência do país pela terceira vez, é por causa de pessoas que reivindicam, lutam, têm compromisso com as políticas públicas, com medidas de inclusão e com o operariado”, comentou o parlamentar.
O líder do PT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacou que o partido é o maior instrumento de luta da classe trabalhadora.
“O grande legado do Partido dos Trabalhadores foi tornar possível que homens e mulheres de origem humilde vindos das favelas e dos morros pudessem ocupar espaço no poder político”, reforçou Sassá.
Em discurso, o vereador destacou a luta como sindicalista até se tornar vereador de Manaus.
A legenda nasceu em meio a grandes mobilizações populares, principalmente do movimento sindical no ABC paulista, que marcaram a história política, econômica e social do país a partir da segunda metade da década de 1970, quando a sociedade brasileira ainda vivia sob uma ditadura militar que durou 20 anos.
Criação – O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), por um grupo formado por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda, ex-exilados políticos e ativistas católicos ligados à teologia da libertação.
A partir daí, em mais de quatro décadas de atuação, a sigla conquistou por cinco vezes a Presidência da República, vários governos estaduais e municipais e bancadas legislativas nas esferas municipal, estadual e nacional.
Tendo à frente o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.
Texto: Alinne Bindá – Assessoria de Comunicação do vereador
Atualmente com mais de 2,5 milhões de filiados, tornou-se o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo.
Foto: Laercio Sousa