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Assistência Social do Amazonas atuou em situações de calamidade pública como a estiagem no Amazonas e a ajuda humanitária durante a enchente no Rio Grande Sul
Foto: Jimmy Christian/Secom
O saldo de ações sociais realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em 2024, foi positivo tanto na capital como no interior. A Assistência Social do Amazonas realizou com efetividade e sucesso as ações técnicas e internas projetadas com o foco voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Seas apoiou a Defesa Civil do Amazonas na situação de emergência decretada pelo Governo do Estado para os 62 municípios, devido aos efeitos da estiagem que atingiu mais de 1 milhão de famílias, em 3 mil comunidades.
Os técnicos da assistência social atuaram em oito cidades dando suporte técnico e estratégico na distribuição de cestas básicas e caixas d’água às famílias impactadas pela estiagem atendendo os municípios de Codajás, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Careiro da Várzea, Urucurituba, Maués, Presidente Figueiredo e Beruri.
A Seas atuou também nos 62 municípios amazonenses oferecendo orientação técnica e capacitação para os trabalhadores que fazem o atendimento ao público, voltado ao Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que beneficiam mais de 1 milhão de famílias do Amazonas, na linha de pobreza.
Foto: Jimmy Christian/Secom
Na capital, foram atendidas mais de 269 mil famílias e no interior esse número foi superior a 389 mil, totalizando mais de 658 mil famílias. A gestão do serviço é intersetorial, envolvendo a Seas, as Secretarias de Educação e de Saúde, além do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
Criança Feliz
O Programa Federal Criança Feliz (PCF) também faz parte das ações da Seas, que supervisiona os 59 municípios que aderiram ao programa, oferecendo apoio técnico aos trabalhadores que fazem as visitas domiciliares. O PCF visa o desenvolvimento infantil integral, com atendimento desde a gestação até os 6 anos de idade. Por meio de visitas domiciliares, as equipes do programa fazem o acompanhamento e dão orientações a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças.
Amparo social
Mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Seas, o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (SAIAF) do Coroado e a Casa do Migrante Jacamim acolheram 318 pessoas e realizaram mais de 3,5 mil atendimentos ao longo de 2024.
Os abrigos têm o objetivo de oferecer acolhimento e assistência humanizada para indivíduos em trânsito na capital amazonense, seja de nacionalidade brasileira ou estrangeira. No último ano, os dois locais tiveram um papel fundamental para o público alvo ao qual são destinados.
Foto: Jimmy Christian/Secom
Ações diversificadas
Por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), a Seas realizou várias ações de abordagens sociais no decorrer do ano, orientando e sensibilizando sobre cuidados contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e contra o trabalho infantil, fazendo panfletagem, entrega de ventarolas informativas e outras. Essas ações ocorreram no período do Carnaval, Carnaboi, Festival Folclórico de Parintins, Festival de Cirandas em Manacapuru, na Exposição Agropecuária (Expoagro) e outras.
Outro tema trabalhado durante o ano foi o Combate à Violência contra a Mulher. A equipe técnica das Seas foi às ruas participar de várias iniciativas abordando o tema em caminhadas, simpósios, rodas de conversa, panfletagem com entregas de ventarolas, entre outras.
A Seas se fez presente, ainda, nas ações de calamidades pública e emergência, a exemplo da ocorrida no Porto de Terra Preta, em Manacapuru, com o deslizamento de terras, provocado pelo fenômeno ‘terras caídas’, assim como, na enchente no Rio Grande do Sul, decorrente das chuvas intensas, apontada como “a maior catástrofe climática”, registrada naquele estado.
Ao fazer um balanço das ações da Assistência Social do Amazonas em 2024, a secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destacou a importância dos serviços técnicos e internos que são direcionados, também, ao interior do estado.
“Além dos programas de transferência de renda e de segurança alimentar que a Seas oferece para a população, também são realizados vários serviços e atividades técnicas que alcançam o interior do estado. São serviços que visam levar a assistência social para as pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.
A secretária adjunta da Seas, Selma Melo, destacou também a atuação da Seas nas ações de calamidade pública, nas estregas de cestas básicas e de caixas d’água para famílias que sofreram com a estiagem assim como no fenômeno das terras caídas, além do apoio na cheia do Rio Grande do Sul.
Foto: Jimmy Christian/Secom
“Nossa equipe realizou no decorrer do ano o trabalho técnico junto aos municípios, seja por meio das capacitações, viodeoconferências; no apoio técnico in loco capacitando as equipes municipais para o atendimento ao público, seja no CadÚnico, Programa, Bolsa Família; Proteção Social Básica; na gestão do Suas e na Proteção Social Especial”, especifica.