Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Sedecti e Banco Mundial discutem colaboração para alavancar o potencial econômico do Amazonas
Amazonas

Sedecti e Banco Mundial discutem colaboração para alavancar o potencial econômico do Amazonas

6 de junho de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Em parceria com a Sedecti, a comitiva do Banco Mundial vai realizar uma pesquisa para compreender melhor as necessidades e a evolução do setor privado local

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta quinta-feira (06/06), a comitiva do Banco Mundial para discutir uma colaboração estratégica com o Estado e os atores do setor privado. O principal objetivo da parceria é explorar e potencializar o futuro econômico do Estado, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento regional.

De acordo com a economista principal do Banco Mundial para o Brasil, Shireen Mahdi, que lidera a comitiva no Amazonas, o grupo busca compreender também a Zona Franca de Manaus (ZFM), sua importância para a economia e seu potencial para o futuro.

“O mundo está em constante evolução e o contexto econômico nacional e internacional é de suma importância para o Amazonas, pois ele precisa continuar buscando novas oportunidades e soluções para se manter competitivo na economia local e internacional”, afirmou Shireen Mahdi.

O secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, agradeceu a visita do Banco Mundial por seu interesse e apoio e explicou que o Governo do Amazonas tem dialogado com o setor privado e destacou a importância da Zona Franca de Manaus.

“Estamos gratos pela visita da comitiva do Banco Mundial. A Zona Franca de Manaus é um exemplo de sucesso econômico e social. Nosso faturamento alcançou em 2023 quase 35 bilhões de dólares, a geração de mão de obra chegou a mais de 115 mil empregos diretos nas fábricas. Esses números mostram o potencial que temos para continuar crescendo e inovando”, destacou.

De acordo com Igrejas, o pacote de incentivos do Estado do Amazonas combinado com os incentivos federais torna o Polo Industrial de Manaus (PIM) extremamente competitivo, especialmente nos segmentos eletroeletrônico, de duas rodas, de bens de informática, mecânico, termoplástico, relojoeiro, químico, dentre outros.

“O Amazonas, por intermédio do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), PODE ampliar, ainda que temporariamente, os incentivos de determinados segmentos para que os mesmos possam enfrentar sazonalidades negativas sem ter de fechar as portas. Esta política faz com que o faturamento do PIM venha crescendo nos últimos anos, aumentando a geração de emprego e renda na região”, destacou.

Durante a visita, a equipe do Banco Mundial teve a oportunidade de visitar várias empresas do setor privado e instituições de ensino, articuladas e acompanhadas pela Sedecti. Mahdi destacou a surpresa positiva com o potencial do Amazonas, especialmente nas áreas de tecnologia, inovação e bioeconomia.

“Achamos que tem um potencial enorme a ser alavancado com soluções, e hoje estamos aqui na Sedecti para discutir o potencial do estado do Amazonas para que venha a se tornar uma economia de serviços de alto nível que poderiam ser exportados, não só para dentro do Brasil, mas também fora dele”, complementou.

Pesquisa local

Em parceria com a Sedecti, a comitiva do Banco Mundial vai realizar uma pesquisa para compreender melhor as necessidades e a evolução do setor privado local. A intenção é identificar quais serviços e investimentos têm maior impacto, tornando as empresas mais eficazes e incentivando maiores investimentos na economia local.

“Gostaríamos de fazer uma pesquisa com as empresas em parceria com a Sedecti para entender mais as necessidades e a evolução das necessidades do setor privado que existe aqui hoje, para ver quais seriam os serviços e os investimentos que seriam de maior impacto para que elas se tornem cada dia mais efetivos e para que elas invistam cada dia mais na economia local. Ter dados, informações sobre o desempenho do setor privado e um papel essencial do Governo do Estado é muito importante para atrair investimentos privados”, concluiu Mahdi.

Participaram também da agenda o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros; a de Planejamento, Sonia Gomes; e o coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira (Niffam), Guilherme Vilagelim.

 

Fotos: Bruno Leão/Sedecti.

  

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?