Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Sedecti promove visita técnica à Fazenda Aruanã para explorar o potencial de exportação da castanha
Amazonas

Sedecti promove visita técnica à Fazenda Aruanã para explorar o potencial de exportação da castanha

11 de junho de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

A visita teve também como foco a recuperação de áreas degradadas na região amazônica, visando promover não apenas o crescimento econômico, mas também a preservação ambiental

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu uma visita técnica à Fazenda Aruanã, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) com o objetivo de explorar as oportunidades de exportação da castanha. Esta iniciativa reuniu membros da ApexBrasil e empresários especializados na cadeia produtiva da castanha, com o intuito de analisar de perto a viabilidade e os processos envolvidos na exportação deste produto da região.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o cultivo e o beneficiamento da castanha, adquirindo conhecimentos técnicos que poderão ser aplicados no desenvolvimento de novas práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, a visita teve como foco a recuperação de áreas degradadas na região amazônica, visando promover não apenas o crescimento econômico, mas também a preservação ambiental.

Com uma extensão de 3,7 mil hectares dedicados ao plantio de castanha, a Fazenda Aruanã também abrange áreas de cultivo de pupunha e cumaru, destacando-se como um importante polo produtor na região. Segundo o gerente das Cadeias Regionais da Sedecti, Luiz Bernardo Pinto, o objetivo geral da visita foi conhecer a expertise e o processo produtivo para adequá-lo ao objetivo de alcançar o mercado externo.

“A Sedecti está articulando junto a ApexBrasil e os empresários que trabalham com a cadeia produtiva da castanha do Brasil dentro do estado do Amazonas e, principalmente, na Amazônia como um todo, a possibilidade de exportação. A princípio, nossa visita foi para conhecer o trabalho da Fazenda Aruanã, tanto na parte da clonagem, quanto na produção e, principalmente, nas mudas que eles fazem replantio”, pontuou.

Além dos benefícios econômicos, a cadeia da castanha desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e ambiental da Amazônia. De acordo com o gerente, por meio dessa colaboração entre setores público e privado, busca-se não apenas expandir o mercado internacional para a castanha, mas também garantir sua produção sustentável e o bem-estar das comunidades envolvidas.

“A safra da castanha, que ocorre de janeiro a maio, é seguida pelo processo de beneficiamento entre junho e outubro. Com um prazo de quinze anos para que uma castanheira enxertada atinja a produção de ouriços, a industrialização do produto permite uma durabilidade de dois anos na prateleira”, destacou

A ApexBrasil, em colaboração com 13 empreendimentos, incluindo cinco no Amazonas, está liderando esforços para destravar os obstáculos à exportação da castanha do Brasil, priorizando a sustentabilidade, o apoio às comunidades tradicionais e o beneficiamento industrial do produto. Esta iniciativa visa fortalecer o diálogo entre os diversos atores da cadeia, promover parcerias estratégicas e melhorar o ambiente de negócios para impulsionar a exportação.

A visita à Fazenda Aruanã contou com a presença do gerente das Cadeias Regionais da Sedecti, Luiz Bernardo, da secretária das Câmaras Setoriais, Ana Veloso, e da estatística Nayra Moumeh.

FOTOS: Divulgação/ Sedecti

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Rebeca Mota (92 98433-6251)

  

Tags:Estado do AmazonasitacoatiaraManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?