Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Sedecti recebe representantes da Fundação Guamá para discutir o Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões
Amazonas

Sedecti recebe representantes da Fundação Guamá para discutir o Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões

21 de agosto de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

A fundação apresentou também propostas para integrar o PaCTAS em uma REDE de parques tecnológicos

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta quarta-feira (21/08), representantes da Fundação Guamá para discutir a governança do Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões (PaCTAS), a ser instalado em Tabatinga e Benjamin Constant. A fundação apresentou também propostas para integrar o PaCTAS em uma REDE de parques tecnológicos.

“O PaCTAS representa um marco importante para o desenvolvimento científico e tecnológico na região do Alto Solimões. A parceria com a Fundação Guamá e outras instituições reforça nosso compromisso em transformar o potencial da Amazônia em inovação e progresso sustentável”, destacou o secretário-executivo de CT&I da Sedecti, Jeibi Medeiros, durante a reunião.

Rodrigo Quites, diretor da Fundação Guamá, sediada em Belém (PA) e vinculada à Universidade Federal do Pará (UFPA), destacou que a organização social é responsável pela gestão de importantes projetos tecnológicos na região, como o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e o Centro de Inovação ACES Tapajós (CIAT). Ele ressaltou que a Fundação foi selecionada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a agricultura (IICA) para desenvolver o modelo de governança do PaCTAS.

“A nossa missão é trazer a experiência que temos com a gestão de um parque tecnológico em Belém e adaptá-la ao contexto do Alto Solimões, com a expectativa de criar um parque diferenciado, conectado com instituições da Colômbia e do Peru. A colaboração da Sedecti será crucial para atrair empresas e avançar no desenvolvimento desse parque tecnológico”, destacou.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a integração do PaCTAS em uma REDE de parques tecnológicos, incluindo exemplos como o TechParks Arizona, nos Estados Unidos, e o futuro Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém (PA). Também foram abordados o impacto potencial do Corredor Manta-Manaus e a possível conexão com o parque tecnológico de Iquitos, no Peru.

O coordenador-geral de Gestão do Território do Ministério da Integração e desenvolvimento regional (MIDR), Vitarque Lucas Paes Coelho, afirmou que o governo federal está comprometido em promover a inovação e o empreendedorismo na Amazônia. Desde 2020, o MIDR tem investido na estruturação do PaCTAS, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões.

“O Ministério também contratou recentemente a Fundação do Parque Científico do Tecnológico do Guamá, de Belém, que é o único parque tecnológico funcional aqui na região amazônica para dar orientação e construir a estruturação da governança aqui do Parque Tecnológico do Alto Solimões. Agora, em outubro, a gente vai fazer o projeto piloto da bioeconomia e desenvolvimento regional no contexto do Alto Solimões, no município de Tabatinga, que deve ser a bioeconomia, a principal linha do PacTAS, contando com a presença de grandes empresas nacionais e vinculadas à Zona Franca de Manaus”, destacou.

A reunião contou com a participação dos coordenadores do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), Guilherme Vilagelim e Cisnea Menezes, além de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e de instituições de ensino.

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti

  

Tags:Benjamin ConstantcapaEmpreendedorismoManausTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?