Questões relacionadas à segurança pública, educação e saúde foram os temas tratados pelos deputados, na Sessão Plenária, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quinta-feira (21/3).
O pagamento da data-base dos policiais militares foi o tema do discurso do deputado Dan Câmara (Republicanos). “Até o dia 21 de abril falarei sobre a necessidade do Governo do Amazonas fazer o anúncio do pagamento da data-base dos agentes aplicadores da lei”, afirmou.
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), em seu pronunciamento, falou das condições de higiene, climatização e alimentos da merenda escolar de cerca de 30 escolas estaduais denunciadas por alunos nas redes sociais.
Barreto citou a situação da Escola Estadual Sólon de Lucena, localizada na avenida Constatino Nery, que faz rodízio de aulas, entre os estudantes, como uma turma estudando um dia, outra turma no seguinte. Ele questionou, como dentro dessa realidade, o Amazonas sairá dos últimos lugares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Como daremos um salto de qualidade na educação? A situação só não está pior no interior porque as prefeituras dão conta da limpeza das escolas. Por isso, estou pedindo prestação de contas à Seduc sobre o que foi gasto em manutenção das escolas em 2023”, afirmou.
A gestão da saúde pública estadual também foi motivo de preocupação do parlamentar ao relatar a alimentação dos pacientes internados no Pronto-Socorro 28 de Agosto, que ontem receberam bucho de boi como almoço.
“O problema é gestão. A educação está uma precariedade e, por essas situações, não consigo abordar apenas um problema, o Amazonas hoje tem um problema sério, precisa de uma secretaria de planejamento”, afirmou.