Há 38 minutos
A programação vai até o dia 23 de agosto e conta com palestras, oficinas e apresentações
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Nesta segunda-feira (19/08), a Escola Estadual (EE) Cívico Militar Fueth Paulo Mourão, localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, deu início à programação da Semana sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do projeto ‘A escola que fomenta a inclusão: acolhe e constrói espaços acessíveis’’. A programação vai até o dia 23 de agosto e conta com palestras, oficinas e apresentações para os professores e alunos da unidade escolar.Durante a semana, mais de 900 alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, irão receber palestras sobre diversidade, inclusão e acessibilidade. No evento de abertura, os professores convidados Dalmir Pacheco e Gilson Mauro conversaram com os docentes e discentes sobre ‘O direito da Pessoa com Deficiência’ e ‘Perspectiva sobre a Deficiência Visual’.“Não adianta falar de acessibilidade se a gente não pratica a acessibilidade e praticar a acessibilidade é respeitar o indivíduo como ser humano. O aluno que chega na escola só vai aprender se a escola oferecer condições para tal, como acessibilidade arquitetônica, pedagógica, comunicacional e, principalmente, atitudinal”, afirmou o professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e especialista em Educação Especial, Dalmir Pacheco.Para a aluna Lívia Eduarda Ramos, do 9º ano, o momento foi importante para que os alunos pudessem aprender mais sobre a realidade e vivência de Pessoas com Deficiência (PCDs). Segundo a jovem, a inclusão é sempre praticada na escola.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eu achei o evento muito bacana e inclusivo. O que acho bom aqui na escola é que os professores incluem bastante os alunos e tratam todos muito bem, respeitam, conversam e escutam”, declarou.Com 53 alunos com deficiência na unidade escolar, a gestora Márcia Fernanda Costa do Nascimento acredita que o encontro é relevante para que os alunos trabalhem a empatia e o respeito em sala de aula e na sociedade.“Esse encontro, junto aos nossos alunos, possibilita trabalhar ainda mais a inclusão, a diversidade, a equidade para que, dessa forma, nós possamos construir uma sociedade mais humana”, finalizou.
ProgramaçãoAinda pela manhã, os estudantes também prestigiaram uma apresentação de dança do ventre, organizada pela Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam). No período vespertino, receberam o professor convidado Sérgio Nazareno para falar sobre “Esporte Paraolímpico” e assistiram a mais uma apresentação cultural, de alunos da EE Augusto Carneiro.Até o fim da semana, os docentes e discentes receberão palestras sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), transtornos de aprendizagem, síndrome de down, cegueira e baixa visão, deficiência física e hipersensibilidade auditiva. No último dia, 23 de agosto, os alunos irão expor os trabalhos desenvolvidos na escola, utilizando a Sala de Recursos Multifuncional (SRM).
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarSemana Nacional da Pessoa com DeficiênciaNa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre no período de 21 a 28 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar contará com uma programação especial com a temática ‘Por uma Educação Inclusiva: não é sobre o que falta, mas o que podemos conquistar juntos’. A abertura acontecerá no dia 21 de agosto, a partir das 8h, no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Prof. Djalma Batista, Japiim, zona Sul.O evento tem como finalidade promover a inclusão social na valorização de potencialidades e autonomia das Pessoas com Deficiência, buscando combater o preconceito e à discriminação. Na ocasião, a Secretaria de Educação fará o lançamento de cadernos pedagógicos, além da IV Mostra de materiais pedagógicos adaptados e diversas mesas redondas, com professores convidados.