Há 18 minutos
Ao todo, foram realizadas 270 ações que englobam cursos, palestras e oficinas voltadas ao desenvolvimento do setor primário
FOTOS: Divulgação/SeprorVisando o crescimento profissional em diversos segmentos do setor primário em municípios com potencial produtivo. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, entre janeiro e dezembro de 2024, um total de 270 ações entre cursos, oficinas e palestras, capacitando 6.836 produtores rurais em 19 municípios.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, os cursos são ministrados por profissionais que atuam diretamente no fortalecimento na agricultura, pecuária, pesca, piscicultura, avicultura, extrativismo, entre outras atividades que fazem parte do setor primário.
“São mais de 6,8 mil produtores rurais no Amazonas que podem levar esse conhecimento para aplicar em suas produções. O objetivo é profissionalizar o meio rural, para o acesso de novas tecnologias e novos métodos mais acessíveis para homem e a mulher no campo e, consequentemente, gerar mais renda para sua família”, disse Daniel Borges.
FOTO: Divulgação/Sepror
As ações organizadas pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror são voltadas aos produtores rurais, estudantes, pesquisadores, técnicos e entusiastas que atuam diretamente no setor primário. Entre os cursos mais solicitados estão: oficina de biofertilizantes, boas práticas no cultivo da melancia, horta caseira e visitas técnicas.
Desde 2021, a Sepror atendeu por meio das capacitações, mais de 28 mil produtores no Amazonas. Com atuação em 19 municípios, Manaus e Coari tiveram o maior número de pessoas alcançadas por ações, sendo de 3 mil e 1 mil pessoas capacitadas, respectivamente.
Os produtores iniciantes, veem nas capacitações e palestras, oportunidade para aprender técnicas e conhecimentos para suas produções, além de motivação para continuar a desenvolver. Para os que já trabalham com o setor primário, os conhecimentos repassados pelo sistema agregam e promovem a inserção de novas tecnologias e incentivo.
Para a coordenadora do Depe, Rose Torres, os cursos impulsionam a produtividade agrícola. “Os cursos disponibilizados têm como propósito promover a disseminação de tecnologias no campo e capacitar os produtores rurais da região, garantindo alimentos de maior qualidade para a mesa do consumidor”, destaca.
FOTO: Divulgação/Sepror
Para solicitar as capacitações, o produtor integrado à uma associação, precisa fazer um ofício solicitando o curso desejado. A solicitação deve ser enviada no e-mail [email protected].