Representados pelo sindicato da categoria, um grupo de servidores da Suframa esteve em Brasília, nesta quarta-feira (10), para participar de uma agenda que teve por objetivo buscar apoio de parlamentares pela reestruturação do plano de cargos e carreiras da Autarquia. A comitiva foi recebida pelo senador Omar Aziz, numa reunião que também contou com a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e do superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro.
Durante a conversa, o Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa) expôs as reivindicações dos servidores e solicitou articulação para instalação da Mesa Específica da Suframa junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Omar Aziz recebeu a pauta de reivindicação e deu início às tratativas junto ao Ministério.
De acordo com a categoria, desde 2016 os servidores tiveram perdas salariais que resultaram em queda no poder de compra em mais de 40%. Outro fator negativo apontado é a defasagem no quadro de pessoal. A evasão no quadro de servidores tem sido grande nos últimos anos, tanto por motivos de transferência para outros órgãos quanto por pedidos de aposentadoria. O último concurso público na Suframa ocorreu em 2013.
Desde que assumiu a Suframa em abril do ano passado, o superintendente Bosco Saraiva tem trabalhado na modernização institucional, com atenção especial à necessidade de valorização das condições salariais e de trabalho dos servidores da casa. A articulação dele junto à bancada federal tem sido importante e ficou mais fortalecida após a reunião desta quarta-feira em Brasília.
Representaram o Sindframa, o presidente da entidade, Maverly Souza, e o vice-presidente, Jafé Praia. A reunião também teve as presenças dos deputados Pauderney Avelino e Saulo Viana.