Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (26/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi realizada Cessão de Tempo, solicitada pelo deputado Wilker Barreto (Mobiliza), em favor da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues.
A representante dos educadores amazonenses ocupou a tribuna do plenário Ruy Araújo para se pronunciar sobre as reivindicações da categoria. Ana Cristina relatou que os profissionais buscam o cumprimento da data-base, que, segundo a presidente do Sinteam, acumula um déficit de 11,30%.
A presidente do Sinteam pediu apoio dos parlamentares, solicitando que a Casa Legislativa atue como intermediária nas conversas com o Poder Executivo.
Após o pronunciamento da professora, o deputado Wilker Barreto, informou que irá solicitar, por meio da Comissão de Educação da Aleam, a abertura da mesa de negociações entre os professores e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
A deputada Alessandra Campelo (Podemos), vice-líder do Governo na Aleam, informou ter entrado em contato com a titular da Seduc, Arlete Ferreira, para iniciar o diálogo entre dos trabalhadores e a secretaria.
“Após a Sessão Plenária, vamos entrar em contato para iniciarmos o diálogo e definirmos um cronograma de ações”, informou a parlamentar.