O deputado Sinésio Campos (PT) discursou, nesta quinta-feira (14), sobre o anúncio, feito pelo Governo Federal, da construção de 100 novas unidades de Institutos Federais de Educação (Ifam). No Amazonas serão duas novas unidades do Instituto Federal de Educação, uma em Santo Antônio do Içá (distante a 888 quilômetros de Manaus), atendendo à região do Alto Solimões, e outra em Manicoré (distante a 390 quilômetros de Manaus), beneficiando a população da calha do Madeira.
O parlamentar disse que o município de Santo Antônio do Içá fez aniversário no dia 13 de março e a população ganhou esse presente do Governo Federal. A construção de um novo Ifam, no município, segundo ele, permitirá a qualificação profissional adequada dos jovens. Da mesma forma, o município de Manicoré, que ganhará uma unidade do Ifam.
“Esses novos institutos vão oferecer cursos voltados à vocação de cada município, com cursos ligados ao setor primário e na área de tecnologia de petróleo e mineração, que podem ajudar a alavancar a economia desses municípios com mão de obra mais qualificada”, enfatizou Sinésio Campos.
Em seu pronunciamento, o deputado afirmou que irá articular junto ao Governo Federal a criação de mais unidades para atender a demanda específica de diferentes regiões.
“Rio Preto da Eva também precisa de um Ifam, pois a agroindústria está crescendo. Temos Autazes, que é a terra do leite, mas também do potássio, então precisamos ter cursos vocacionados à área, tanto da pecuária, quanto no setor de fertilizantes, fortalecendo o setor no Amazonas. Entendo que é fundamental qualificar a mão de obra da juventude, para garantir emprego, renda e qualidade de vida”, complementou o parlamentar.