Fotos: Isaac Maia/SeprorAgricultores familiares do município de Iranduba (distante 68 quilômetros de Manaus) vem aplicando sistema de irrigação no cultivo de mamão e maracujá para alcançar o melhor desempenho em sua produção, na Fazenda Novo Tempo, situada no Ramal da Chiza. O trabalho desenvolvido pelos irmãos Adalberto Araújo e Francisco Rubens foi acompanhado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges.
Há 16 minutos
Cultivo irrigado realizado por agricultores familiares impulsionam a economia local, além do mercado e feiras da capital
A principal cultura da propriedade está sendo a produção de maracujá, que foi iniciada ano passado e conta atualmente com 50 mil pés de maracujá, sendo impulsionada com o sistema de irrigação que tem sido a alternativa para que culturas agrícolas daquela região continuem com o seu crescimento vegetativo e o aumento da produtividade, devido à crescente preocupação da escassez de alimentos e pelos efeitos climáticos.
A propriedade possui 56 hectares e contém plantações de maracujá e mamão, além de dois tanques escavados para o cultivo de matrinxã e tambaqui. Os agricultores recebem assistência técnica das equipes da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Agropecuário Florestal do Sustentável, Idam de Iranduba.
Na ocasião, o secretário repassou também informações e orientações sobre os programas de fomento da Sepror e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destinados a agricultores familiares do Amazonas.
Fotos: Isaac Maia/Sepror“Os agricultores começaram sua produção no meio do ano passado e já possuem cerca de 50 mil pés de maracujá, e a estimativa inicial é de colher 100 toneladas de maracujá, conseguindo abastecer a região de Iranduba e também a capital”, destacou o titular da Sepror, Daniel Borges.
Com a produção de maracujá, o Amazonas ocupa a décima segunda colocação no ranking dos estados produtores e o segundo da região norte, com participação de 32,98% da produção, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Produção de Maracujá
Fotos: Isaac Maia/SeprorAtualmente, a atividade é uma alternativa econômica para aproximadamente 3 mil agricultores familiares e produtores rurais, que recebem apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), com acesso aos principais programas institucionais da agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), Programa de Assistência Familiar (PAF), além de linhas de financiamento concedidas pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), dentre outros.