26 de jul de 2024 | 09:15
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) voltou a reunir nesta quinta-feira (25/08), demais órgãos estaduais, municipal e federal para nivelar as ações que serão realizadas durante a Operação Integrada Festival de Cirandas de Manacapuru 2024. O encontro que já havia sido realizado em Manaus, ocorreu desta vez, na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
A reunião integrada foi coordenada pela SSP-AM, representada pelo coordenador do departamento de Logística da instituição, coronel Wellington Silva e pelo secretário de Estado e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Conforme o coronel Wellington, o encontro contou com representantes de todos os órgãos que integram o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L). De acordo com ele, a atividade é realizada em várias etapas para que todas as demandas sejam sanadas. Ele ressaltou, ainda, que cada operação é um aprendizado, onde a cada ano, as secretarias e demais instituições fortalecem suas entregas.
“Essa vontade de fazer e realizar tem que continuar dentro de nós, para que possamos entregar para a população do Amazonas, o melhor Festival de Ciranda do mundo”, ressaltou o coronel.
O Festival de Cirandas
O Festival de Ciranda é organizado pelas agremiações e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da prefeitura de Manacapuru. As apresentações acontecem no Parque do Ingá, o Cirandódromo. Este ano o evento acontece entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro. O festival celebra a cultura regional e promove o resgate do folclore dos povos da Amazônia, protagonizando a disputa entre as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura da Liberdade e Tradicional.
O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz reforçou que a partir da integração, os eventos que contam com o apoio do Governo do Amazonas são sinônimos de sucesso. “Vamos entregar para a população e toda a sociedade, com a colaboração de todos aqui, mais um grande festival”, frisou o secretário.