Há 5 minutos
A assinatura contou com a presença de representantes dos órgãos estaduais, municipais e do Poder Judiciário
Foto: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e os órgãos integrados assinaram, na quarta-feira (28/08), o plano de operação para o Festival de Cirandas de Manacapuru 2024. O documento norteia as ações que serão realizadas durante todo o evento, que começa nesta sexta-feira (30/08), na Princesinha do Solimões (a 68 quilômetros de Manaus).
A assinatura foi realizada durante reunião, no auditório do 9ª Batalhão de Polícia Militar (BPM). Durante o encontro foi definida a atuação de cada órgão no decorrer do evento, a fim de garantir a segurança dos brincantes. Ainda durante o encontro, o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) foi ativado, e é a partir da unidade que todas as atividades realizadas durante o evento serão monitoradas.
Todos os órgãos que compõem o colegiado tanto da esfera estadual, quanto do município de Manacapuru e representantes do Poder Judiciário assinaram o Plano Tático Integrado (PTI). O chefe do Departamento de Gestão Integrada da SSP-AM, tenente-coronel Alisson Botelho, ressaltou a importância do trabalho integrado entre os órgãos.
Foto: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM
“Nós já estamos aqui na cidade de forma definitiva para a organização e bom andamento de todo o evento. A Secretaria de Segurança trouxe para cá toda a estrutura do CICC, que já está operando no status de sobreaviso e é a partir dele que iremos realizar nossas reuniões diárias para monitorarmos todo o Festival e, em caso de qualquer intercorrência, poderemos de forma célere dar uma resposta imediata”.
O Festival de Ciranda
O Festival de Ciranda é organizado pelas agremiações e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da prefeitura de Manacapuru. As apresentações acontecem no Parque do Ingá, o Cirandódromo. Este ano o evento acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. O festival celebra a cultura regional e promove o resgate do folclore dos povos da Amazônia, protagonizando a disputa entre as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura da Liberdade e Tradicional.