Conforme os dados do Ciesp, em Manaus, todas as zonas da cidade apresentaram redução dos indicadores criminais. Dentre os destaques estão a zona leste, que apresentou redução de 24% nos roubos a estabelecimentos comerciais e a zona oeste com 35% de queda nos número de homicídios.
O evento foi o primeiro realizado em 2024 e premiou as unidades com melhores desempenhos em 2023 (Foto: Nonato Rodrigues SSP-AM)A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) realizou, nesta quarta-feira (31/01), a 21° edição do Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD). Durante o evento foram apresentados os dados dos 26 indicadores acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp), onde 17 atingiram as metas estipuladas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Pessoal.
”Esse evento aqui foi à celebração de 2023, onde nós premiamos os melhores desempenhos das delegacias, da Perícia, da Polícia Civil e da Polícia Militar da capital do Amazonas”, frisou.
O coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Brito, destacou que os índices apresentados são resultado do desempenho integrado dos dos profissionais de segurança pública. De acordo com ele, durante os encontros são apresentados os números, que subsidiam os gestores para melhorar o desempenho das ações em cada área.
“Buscamos essa integração no estado do Amazonas, onde os delegados podem interagir com os comandantes das Cicons e com isso a gente possui uma troca de informação, que proporciona uma maior efetividade na elucidação dos crimes. Não só na elucidação dos crimes, mas também no combate e prevenção a esses crimes. Esses fatos colaboram com todo o empenho e a dedicação dos policiais”, afirmou.
O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Alessandro Albino, reforçou que os números apresentados pela SSP demonstram o resultado que as Forças de Segurança Pública desempenharam no decorrer do ano e a importância dessa integração.
Durante o 21° CGD, os representantes das unidades que apresentaram ao longo de 2023, as maiores contribuições para a redução dos indicadores, foram premiados com o Selo Nível Ouro. Dentre as zonas de melhor resultado está a oeste, onde estão localizados os bairros da Compensa, Tarumã, Santo Agostinho, dentre outros.
Premiações Ouro
Para a comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Otacicleide Pereira, o empenho da tropa com o apoio da Polícia Civil retirou bairros como Compensa e Tarumã do alto índice de criminalidade. “Nós diminuímos homicídio, furto à residência, roubo a ônibus, então esse é o resultado da integração e do comprometimento dos policiais militares e civis”, afirmou.
Além das zonas, as Companhias Interativas Comunitárias (Cicons) de maiores destaques, também receberam a premiação dourada. Foram elas, a 29ª, 6ª e 19ª. As unidades são responsáveis pelo policiamento nos bairros como Mauazinho, Cidade Nova e Tarumã, respectivamente.
Entre a Polícia Civil (PC-AM) o selo ouro foi conquistado pelos servidores do 28º, 2º. 8º e 20º Distritos Integrados de Polícia (DIP).