Com cerca de 100 atendimentos individuais, a Suframa finalizou sua participação na 49ª Feira Agropecuária do Acre (Expoacre), realizado de 31 de agosto a 8 de setembro no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Durante o evento, servidores da Coordenação Regional da Suframa no Acre (CoreRBR) ofereceram orientação aos empresários e empreendedores, bem como apoio a iniciativas ligadas à ciência, tecnologia e e fortalecimento da economia regional.
Durante a Expoacre, a Suframa ofereceu uma média de 98 atendimentos individuais, focados em esclarecer dúvidas sobre os serviços de cadastro e internalização de mercadorias, além de destacar as vantagens competitivas para quem atua em Rio Branco e nas Áreas de Livre comércio, como Brasileia/Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. Os atendimentos foram personalizados, atendendo desde empresários e comerciantes a empreendedores baseados na economia solidária e organizações sociais.
Além do atendimento técnico, a Suframa esteve envolvida em eventos relacionados à pesquisa e inovação, reforçando seu papel no fomento ao desenvolvimento econômico. O espaço utilizado pela autarquia foi compartilhado com outras instituições do Governo Federal, como o IPHAN, MDA, IBAMA e DPU. A integração foi idealizada para oferecer um atendimento unificado ao público, além de otimizar estratégias de desenvolvimento e acolhimento de demandas.
O coordenador regional da Suframa no Acre, Jéfferson Barroso, representou a Autarquia em diversas ocasiões e, junto ao servidor Renato José, esteve à frente dos atendimentos ao público. “Nosso objetivo é estarmos prioritariamente com uma Suframa forte em toda a Amazônia Ocidental – bem como, fomentar o entendimento geral de todo o catálogo de serviços da Suframa para com os usuários. Tivemos a oportunidade de um atendimento diversificado – tanto para o pequeno empresário quanto para o usuário industrial”, afirmou.
Barroso também enfatizou o papel da inovação no desenvolvimento regional, destacando a participação de várias startups que reconhecem a importância da Lei da Informática da Amazônia no fomento de novas tecnologias. Segundo o coordenador, a Suframa tem sido um vetor importante para o crescimento dessas iniciativas, ajudando a integrar a inovação com as necessidades locais.
AproximaçãoNa avaliação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a presença da Autarquia em eventos estratégicos como a Expoacre ajuda a ampliar a compreensão do público sobre os benefícios proporcionados pela Zona Franca de Manaus em toda a sua área de abrangência. “A Suframa tem buscado participar de eventos como a Expoacre, como uma forma de aproximar a Autarquia de empresários, empreendedores e demais usuários, fortalecendo as bases para novas parcerias e oportunidades de crescimento na região”, frisou Saraiva.