Notícias
Primeira fábrica de inversores do Brasil e da América Latina é inaugurada e pretende investir inicialmente R$ 70 milhões na unidade fabril de Manaus, para produzir inversores fotovoltaicos e baterias de lítio para veículos elétricos.
link para Copiar para área de transferência
Publicado em
24/07/2024 16h04
Prevista para começar até o fim deste ano, a produção atenderá tanto ao mercado nacional quanto internacional (Fotos: Divulgação/Suframa)
A Suframa prestigiou nesta quarta-feira (24) a solenidade de inauguração da fábrica da Livoltek no Polo Industrial de Manaus (PIM) – a primeira fábrica de inversores do Brasil e da América Latina.
A empresa, de origem chinesa, pretende investir inicialmente R$ 70 milhões na unidade fabril de 18 mil metros quadrados localizada à avenida Guaruba, Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense, para produzir inversores fotovoltaicos e baterias de lítio para veículos elétricos. A produção – prevista para começar até o fim deste ano – atenderá tanto ao mercado nacional quanto internacional.
Representaram a Autarquia no evento o superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa; e o gerente de Projetos da Superintendência Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
Para Luiz Frederico Aguiar, que compôs o dispositivo de autoridades presentes à solenidade, a inauguração da fábrica da Livoltek é a efetivação de mais um relevante investimento aprovado pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS) que, além da geração de aproximadamente 2.800 empregos, entre diretos e indiretos, também contribuirá para a diversificação produtiva do PIM e para sua consolidação diante da nova política industrial brasileira de fomento à energia limpa.
“É uma nova linha de produtos e um investimento bastante representativo para a nossa região, que demonstra de forma inequívoca a capacidade elevada da Zona Franca de Manaus de continuar atraindo empreendimentos de grande porte. Da parte da Suframa, desejamos todo o sucesso à Livoltek e estaremos à disposição para colaborar nas demandas de fortalecimento da empresa, assim como buscamos atuar com todas as demais empresas do PIM”, ressaltou Aguiar.