Dando continuidade à programação da “Campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação”, o Grupo de Trabalho instituído pela Portaria Suframa n.º 1549 promoveu nesta sexta-feira (11), em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Polícia Militar do Amazonas, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), o painel híbrido “Acolhimento e Empoderamento: a importância do suporte às vítimas de violência”, no auditório da Autarquia. Direcionado principalmente ao público externo, incluindo representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), a ação contou também com a participação de servidores e colaboradores da Autarquia.
A mesa de abertura do painel teve a presença do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Veira; da assistente social da Suframa e doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Sandrelle Gonçalves; da promotora de Justiça do Ministério Público do Amazonas e membro da Comissão de Enfrentamento ao Assedio Moral e Sexual e Discriminação do MPAM, Carla Guedes; e da assessora de Controle Interno e Compliance da Fieam, Andressa Oliveira.
De acordo com o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, esta é mais uma ação que reforça o compromisso institucional de combater o assédio moral e sexual e as diversas formas de discriminação. “Este evento de hoje, que teve a proposta de expandir a disseminação dessas informações para o público das empresas do Distrito Industrial e para outros segmentos da sociedade, também vai ao encontro da nossa meta que é fomentar a conscientização e o debate sobre essa temática tão relevante não apenas em caráter interno, mas também envolvendo agentes externos da comunidade”, destacou.
O evento teve como destaque palestras apresentadas pela assistente social da Suframa, Sandrelle Gonçalves, pela promotora de Justiça do MPAM, Carla Guedes, e também pela capitã da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Viviane dos Santos Farias, que ocupa o posto de subcomandante da Ronda Maria da Penha.
Além de parabenizarem a Suframa pela iniciativa de buscar a conscientização e a capacitação do público interno e externo, as painelistas reforçaram a importância da adoção de medidas efetivas de prevenção, acolhimento e responsabilização em casos de assédio e discriminação. Além disso, compartilharam experiências e vivências em meio às suas atuações na temática e desejaram que as informações transmitidas durante o evento possam ter caráter de transformação e significar melhores práticas no ambiente de trabalho da Suframa e de outras instituições. “É uma ocasião muito oportuna para tratar de um assunto tão necessário de ser colocado às claras pra todos os servidores”, reforçou a promotora Carla Guedes.
Próxima açãoNo próximo dia 22 de outubro, está prevista a realização de um novo painel dentro da “Campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação”, desta vez com a temática “Empoderamento feminino: a importância da representatividade e participação das mulheres nos espaços de decisão”.
PlanoA Suframa lançou no dia 4 de outubro o seu plano próprio de Enfrentamento ao Assédio Sexual na Zona Franca de Manaus, tornando-se a primeira autarquia federal a atender integralmente à Lei n.º 14.540/2023, que instituiu o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais crimes contra a dignidade e violência sexual na administração pública em todos os níveis. Também está previsto, em breve, o lançamento do ‘Selo Suframa Combate ao Assédio’, com o lema ‘Compromisso & Respeito’, para promover a temática em todas as indústrias e estabelecimentos comerciais da área de atuação da Autarquia.