O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, e o coordenador-geral de Gestão Tecnológica, Rafael Gouveia, participaram nesta sexta-feira (13), no auditório da Autarquia, da solenidade de lançamento oficial do IPDEC Game Fest 2024 (IGF).
O evento, que terá sua segunda edição realizada entre os dias 14 e 20 de outubro, no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus, tem o objetivo de movimentar a comunidade gamer e de desenvolvimento de softwares, promover o intercâmbio científico e tecnológico sobre o mercado gamer e tecnologias associadas, fortalecer o Polo Digital de Manaus e estimular a mesma iniciativa para outros municípios e também capacitar interessados na área de jogos eletrônicos e disciplinas correlatas. Além de competições envolvendo os jogos eletrônicos Valorant e Free Fire, o IGF 2024 também contará com programação educativa voltada ao desenvolvimento de jogos, oferecendo minicursos e palestras gratuitas.
As inscrições – que terão caráter solidário, mediante a doação de alimentos não perecíveis – e a programação completa serão disponibilizadas em breve no portal igf.ipdec.org. O inscrito terá direito ao kit de participante e à certificação das palestras em que tiver presença confirmada. O evento é direcionado à comunidade gamer e acadêmica, pesquisadores e gestores de ambientes promotores da inovação, desenvolvedores, roteiristas, ilustradores, empresas de entretenimento digital, artistas e representantes de órgãos públicos, entre outros. Para esta edição, estimam-se aproximadamente 1.500 participantes presenciais por dia, bem como cerca de 10.000 participantes nos ambientes virtuais.
O IGF 2024 é organizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (IPDEC), instituição de Ciência e Tecnologia credenciada junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). O evento, previsto originalmente para ocorrer no mês de setembro, foi remarcado para o período de 14 a 20 de outubro, de forma a coincidir com a realização da 21ª Semana nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a qual é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, a Autarquia apoia a realização do evento e se coloca à disposição para colaborar para que seus objetivos sejam plenamente alcançados, uma vez que isso acarretará em avanços para o ecossistema regional de inovação. “É um evento que está crescendo cada vez mais dentro desse universo de games e da inovação tecnológica na região e que, nesta edição, também terá um foco diferenciado na temática da educação, o que para a Suframa também é muito relevante”, destacou Vieira.