Após a repercussão positiva da participação da Suframa e o sucesso que foi o evento no meio empresarial, a cidade de Manaus entrou no circuito para receber uma edição do Smart City Sessions com foco em IOT. A primeira articulação nesse sentido foi feita ainda na sexta-feira (7), entre representantes do grupo iCities Smart Cities Hub e da própria Autarquia, durante o último dia do o “IOT Solutions Congress”, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
A proposta ainda será apresentada ao superintendente Bosco Saraiva, mas a ideia inicial é aproveitar a marca Amazônia, o potencial do Polo Industrial de Manaus (PIM) e o papel relevante que tem a Zona Franca de Manaus na economia brasileira e mundial, para atrair novos investimentos aos estados da região.
O assunto foi tratado preliminarmente entre o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, o diretor de Relações Governamentais da iCities, Beto Maecelino, e o diretor de Tecnologia e Inovação, Eduardo Mazzarolo.
Na ocasião, a Suframa foi convidada a participar de dois grandes eventos similares ao que foi organizado na capital paulista, ainda este ano: o “Tomorrow Blue Economy”, em Niterói, no Rio de Janeiro, e o Smartcity Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha.
Também é grande a possibilidade de a Autarquia estar presente no Smart City Expo Curitiba, que chegará à sexta edição em março de 2025, justamente onde funciona a matriz da iCities Smart Cities.
“Temos um caminho bom pela frente e a possibilidade de levar um pouco desse conhecimento que feiras como a de Barcelona têm trazido para o Brasil, no sentido de internacionalização das empresas, de uma nova característica dos negócios. A reunião que tivemos com o pessoal da Suframa, da Zona Franca de Manaus, representa a oportunidade de ampliar o que já é bem feito. Eu acho que a região onde está a cidade de Manaus já trabalha muito bem isso, já é uma referência na América Latina e no mundo”, destacou Beto Marcelino.
Waldenir Vieira considera de suma importância a realização do IOT Solutions Congress para o desenvolvimento dos estados da Amazônia Ocidental e Amapá, que integram a área de abrangência da Suframa.
“Sabemos o que tem de novo e o que nós podemos aplicar dentro da nossa região. Então, acho que é o início de um trabalho que vai dar muitos frutos”, sugeriu.
A reunião ainda contou com as presenças da analista Institucional, Karyn Amoedo, e da gerente de Contas, Alana Carioca. Pela Suframa, acompanharam a conversa o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e o administrador Adamilton Mourão.
Participação
A primeira edição do IOT Solutions Congress Brasil foi realizada durante dois dias em São Paulo (SP) e a Suframa participou de forma gratuita do evento, a convite da própria organização.
Além de contar com dois estandes institucionais, a Autarquia participou da realização de duas palestras feitas em parceria com as entidades gestoras dos Programas Prioritários definidos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).
A atividade também foi fundamental para que a Suframa realizasse atendimentos, divulgasse as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, fomentasse a atração de investimentos e a formação de parcerias para o fortalecimento do ecossistema de inovação da Amazônia.