As Comissões de Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desempenham um importante papel na arrecadação de resíduos recicláveis para instituições filantrópicas do Estado. De acordo com a diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Stald, outras campanhas também são realizadas, como o projeto “Vivendo Bem a Idade que se tem”, que beneficia servidores ativos e inativos acima de 60 anos, o “Doador Legal”, de doação de sangue, e o “Bazar das empreendedoras”, que conta com a participação de 75 mulheres artesãs que vendem seus produtos na Aleam. Além disso, o presidente Roberto Cidade (UB) lidera o programa “Lixo Zero”, que transforma banners em bolsas e estojos doados a estudantes da rede pública.
A Comissão de Meio Ambiente, presidida pela deputada Joana Darc (UB), criou um ponto fixo de arrecadação de resíduos recicláveis em parceria com a empresa Drivethru Ambiental, de Manaus. Somente em maio, foram recolhidos 195 quilos de materiais como plásticos, papéis, vidros, tampinhas, óleos de cozinha e eletrônicos. Joana Darc também informa que a Comissão realizará a Semana Especial do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 7 de junho, com palestras em escolas municipais de Manaus e um painel na 3ª Mostra Sustentável Manaus Verde.
A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) realizará a quarta edição da entrega das tampinhas de plástico arrecadadas na campanha “Tampinha Legal” ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), na próxima quarta-feira (29/5), no hall da Assembleia Legislativa. Até agora, já foram repassados 889 quilos de tampinhas e 200 quilos de garrafas, que são separadas e entregues para um grupo de catadores.
A campanha “Reciclar Ajuda a Sarar”, realizada pela Comissão de Assistência Social, presidida pela deputada Mayra Dias (Avante), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), tem um posto de coleta na Assembleia Legislativa para arrecadar embalagens vazias de frascos aerossóis. Desde julho de 2023, a campanha arrecada frascos aerossóis entre os servidores, que são destinados ao Grupo Raio de Sol. A instituição, em parceria com a Prolab Ambiental, consegue recursos para ajudar crianças em tratamento contra o câncer. A ideia é converter os recipientes, que demoram mais de 500 anos para se decompor, em recursos para custear as atividades assistenciais do Grupo Hemoam Raio de Sol.