Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Ufam e demais instituições entregam ao ministro Padilha documento com 30 recomendações para uma Política de C,T&I para o Desenvolvimento da Amazônia
AmazonasEducação

Ufam e demais instituições entregam ao ministro Padilha documento com 30 recomendações para uma Política de C,T&I para o Desenvolvimento da Amazônia

11 de setembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Assessoria Finep

Com a participação de mais de 70 representantes de 43 instituições do governo, academia, empresas e organizações sociais, a Finep, em parceria com o Conselho de desenvolvimento econômico Social Sustentável (CDESS), e a Secretaria de economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com apoio do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), validaram, nesta quinta-feira (5/9), uma Declaração com 30 princípios e critérios norteadores para a construção de uma política nacional de fomento à ciência, tecnologia e inovação na Amazônia. O documento, que será levado ao presidente Lula, foi entregue ao secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, ministro Alexandre Padilha, no encerramento do Workshop Iniciativas de Pesquisa e Inovação para a Amazônia, que aconteceu nos dias 4 e 5/9, em Manaus (AM).

Segundo as recomendações e princípios elencados no documento, deverão ser considerados, em futuros editais destinados ao financiamento da pesquisa e inovação na região, o impacto local e regional, integração de saberes, sustentabilidade, inovação em Bioeconomia, inserção de profissionais da região na região, cooperação em redes, escala e replicabilidade, interdisciplinaridade, inclusão social e equidade, infraestrutura científica, alinhamento com prioridades dadas pelo Estado brasileiro, inovação, monitoramento e avaliação, potencial econômico e soberania, e empreendedorismo.

O objetivo da Declaração, que será ainda aprimorada, é construir consensos sobre os critérios orientadores para o desenvolvimento do ecossistema produtivo e de ciência, tecnologia e inovação amazônico e, em especial, para as agências de fomento e sistema financeiro, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da região de forma coordenada e coerente. O documento traz, em destaque, a necessidade de ampliação dos recursos para a região.

Durante o encontro, o público convidado debateu sete propostas de pesquisa e inovação para a região Amazônica, algumas já em andamento, com o objetivo de unir esforços dos mais variados grupos de pesquisa, em torno de um projeto mais amplo que envolva a parceria entre ICTs e empresas.

Entre as propostas analisadas, constam a Iniciativa de Projetos de Alto Impacto para a Amazônia, um formato de consórcios entre pesquisadores, instituições de pesquisa e empresas, que traz o desafio de promover crescimento econômico orientado pela sustentabilidade, inclusão social e geração de empregos de alta qualificação; os arranjos territorializados de conhecimento para a Sociobioeconomia; a REDE Amazônica de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade; e o Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica.

“Com essa nova proposta, queremos nortear o desenvolvimento de um conjunto de ações no tema da Bioeconomia, tendo como um de seus focos o de transformar a vida dos brasileiros por meio de inovações sustentáveis e inclusivas”, afirmou o presidente da Finep, Celso Pansera.

Os debates foram orientados levando em consideração o projeto de transformação ecológica da Nova Indústria Brasil (NIB); o protagonismo regional e as demandas atuais de fortalecimento da cooperação científica e tecnológica na Amazônia atual.

“Nós não Podemos deixar escapar essa oportunidade, de ter um governo que acredita na ciência e sabe que o  desenvolvimento sustentável do país passa pela Amazônia brasileira”, completou o ministro Padilha.

Tags:capaEmpreendedorismoManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
Amazonas

Ipaam abre celebração dos 30 anos com lançamento do Sisrev/AM e apresentação do Balanço Prévio 2025

Por administrador
Amazonas

Raízes do Investimento destaca novos aportes e expansão de empresas na Zona Franca de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas vai implantar as primeiras ciclovias de Parintins

Por administrador
Amazonas

Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça

Por administrador
Amazonas

PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos

Por administrador
Amazonas

Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região

Por administrador
Amazonas

SES-AM inicia Dezembro Vermelho com Ações de Testagem e Distribuição de Insumos, no Centro de Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?