Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > UGPE adota sistema de gestão ambiental e social nas obras do Prosai Parintins
Amazonas

UGPE adota sistema de gestão ambiental e social nas obras do Prosai Parintins

1 de novembro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 44 minutos

Os trabalhadores passam por treinamento contínuo e os moradores recebem orientações para os cuidados a serem adotados

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), vem adotando, nas obras do Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) um rigoroso Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), com medidas que permitem garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar os impactos ao meio ambiente.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, ressalta que o programa segue normas internacionais e monitoramento diário, além de promover o diálogo constante com as equipes, para reforçar as práticas de segurança e uso adequado de equipamentos de proteção. “A UGPE também realiza ações de sensibilização junto à comunidade, reforçando o compromisso com o bem-estar da população local”, reforça.

Conforme o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, a empresa responsável pela obra promove ações contínuas e treinamentos periódicos para garantir que todos os colaboradores estejam cientes das normas e práticas que visam a segurança do ambiente de trabalho. Durante o processo de consulta pública para preparação do Prosai, o SGAS foi também apresentado à comunidade, disse ele.

Segundo a UGPE, os moradores das ruas onde estão sendo realizadas obras do Prosai Parintins passam por um processo de sensibilização. Mensalmente, o órgão realiza reuniões com o Grupo de Apoio Local (GAL), que atua como porta-voz da comunidade, levando informações e participando das ações de sensibilização no entorno da obra.

Antes do início da execução dos serviços, a equipe, composta por uma assistente social, realiza visitas domiciliares na comunidade. O principal objetivo é sensibilizar a população local e informar sobre conceitos básicos de segurança e os riscos associados às atividades que serão realizadas. Essa abordagem busca não apenas informar, mas também promover o diálogo, de forma a contribuir para a conscientização e segurança de todos os envolvidos.

Todas as ações do programa respeitam as normas regulamentadoras e as políticas de salvaguardas estabelecidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reforçando o compromisso com uma gestão eficiente e sustentável das obras em Parintins. O Prosai tem financiamento do BID, a ser pago pelo Governo do Amazonas, e recursos de contrapartida estadual.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEMedidas

As práticas de segurança são implementadas diariamente, para assegurar a proteção dos trabalhadores. Entre elas, destaca-se o Diálogo Diário de Segurança (DDS), inspeções sistemáticas em campo, avaliações minuciosas dos equipamentos, por meio de checklists diários conduzidos por motoristas ou operadores, além de sinalização adequada nas vias. Adicionalmente, o uso de fardamento com material reflexivo para todos os colaboradores reforça a visibilidade e contribui para a prevenção de acidentes.

A empresa dispõe de um Plano de Atendimento a Emergências (PAE), que prevê ações e procedimentos a serem seguidos em situações de risco. Esse plano é comunicado aos trabalhadores durante o processo de Integração de Segurança, momento em que são abordadas as principais normas e medidas preventivas, incluindo as exigências estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras NR-06, sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual, e NR-18, que orienta sobre a segurança e condições de trabalho na construção civil. A empresa também oferece treinamento específico, garantindo que todos os colaboradores estejam preparados para Agir adequadamente em situações de emergência.

Na obra, é obrigatório o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): capacete de segurança, óculos de segurança escuros, máscara PFF2, botas de segurança de couro e do tipo Sete Léguas, protetores auriculares em plug e tipo concha, além de luvas específicas, como as de algodão pigmentadas, de raspa e de vaqueta.

O programa adota um procedimento específico para garantir a proteção no uso de maquinários. Todos os operadores passam por um treinamento completo em conformidade com a Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que visa assegurar a segurança na operação e manuseio de máquinas e equipamentos.

Tags:AcidentesGoverno do AmazonasManausmanchetemeio ambienteparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?